Conhecimento

Bill Gates aponta 4 ameaças “muito assustadoras” que as gerações mais jovens devem se preocupar

Após renunciar ao cargo de CEO de sua empresa, a Microsoft, Bill Gates começou a investigar questões globais que mais precisavam de sua atenção financeira. Entretanto, durante sua pesquisa, ele encontrou quatro “coisas assustadoras” que deveriam preocupar a todos e principalmente as gerações mais jovens.

Ele revela que quando era jovem, seu maior medo era a bomba atômica. Mas, que se ele fosse uma criança desta geração, temeria várias outras coisas.

“Há, você sabe, cerca de quatro ou cinco coisas que são muito assustadoras, e a única que eu realmente entendia e me preocupava muito quando eu era jovem era a guerra nuclear”, disse Bill Gates.

“Hoje eu acho que nós adicionaríamos a mudança climática, bioterrorismo/pandemia, e manter o controle da IA de alguma forma. Então, você sabe, agora nós temos quatro notas de rodapé.” Ele também adicionou um outro problema “potencial” à lista: a polarização social.

4 ameaças “muito assustadoras” que as gerações mais jovens devem se preocupar, de acordo com Bill Gates

Inteligência Artificial

Embora ele tenha chamado a IA assustadoramente descontrolada, Bill Gates acredita que essa ferramenta pode resolver a “escassez de inteligência” da sociedade. Usada desta forma, pode ajudar a preencher as lacunas de conhecimento das pessoas e agilizar as informações.

“Não temos tantos especialistas médicos, sabe, pessoas que podem ficar por dentro de tudo, ou pessoas que podem dar aulas particulares de matemática no centro da cidade”, disse Gates.

“E temos uma escassez de inteligência, então usamos esse sistema de mercado para meio que alocá-la. A IA, com o tempo… tornará a inteligência essencialmente gratuita.”

Crise climática

Inovações para produção de energia limpa e as mudanças climáticas têm sido um dos focos de Bill Gates há muito tempo. Em sua série da Netflix, ‘What’s Next? The Future With Bill Gates’, ele fala com jovens ativistas climáticos sobre essas questões e ficou surpreso com suas perspectivas.

Em uma entrevista com a Fast Company, ele revelou que “o desespero deles me motivou a avançar mais agressivamente”.

Ele também assegurou aos ativistas que eles estão fazendo a diferença e que “não devem desistir”, pois “precisamos deles em sua maneira criativa para manter isso na agenda”.

Guerra nuclear

Durante uma entrevista do CHM, Patrick Collison perguntou se Gates ainda tinha medo de guerra nuclear. Em sua resposta, Gates mencionou outras coisas assustadoras para se preocupar, mas que não tira a guerra nuclear da lista.

“Em termos de guerra nuclear, é muito assustador para mim que as pessoas sejam complacentes porque nos saímos tão bem. Não fizemos; estamos aqui. Desde a Segunda Guerra Mundial, não explodimos nenhuma arma nuclear e matamos pessoas.”

Ele continuou dizendo que a tecnologia avançou até que o material físsil pudesse ser feito com lasers indetectáveis, e que agora, as bombas atômicas podem ser recriadas por um “ator não estatal”.

Pandemias

Em uma entrevista ao Wall Street Journal, Gates disse: “A chance de uma pandemia natural nos próximos quatro anos está em algum lugar entre 10 e 15%. E seria bom pensar que estamos realmente mais prontos para isso do que estávamos da última vez, mas até agora não estamos.”

Ele acrescentou afirmando que as pessoas estão repetindo velhos erros em vez de “ter um consenso sobre quais ferramentas estão faltando”. Gates também pediu políticas mais fortes sobre quarentenas, mais investimentos em monitoramento de doenças e mais pesquisa e desenvolvimento de vacinas.

Apesar de tudo, o presente é bom

Bill Gates revela que foca no positivo, afirmando que a vida é melhor hoje em termos de direitos civis e saúde pública. Ele acredita que a probabilidade e o impacto dos problemas são exagerados para encorajar as pessoas a evitá-los.

Apesar das perspectivas assustadoras, ele espera que as pessoas no futuro viverão melhor se as abordarem adequadamente. “Sem resolver alguns desses grandes problemas, as coisas vão ficar muito melhores”, disse.

“Alzheimer, obesidade, você sabe, teremos uma cura para o HIV, teremos nos livrado da poliomielite, sarampo, malária. O ritmo da inovação é maior hoje do que nunca.”, concluiu.

Imagem de Capa: Reprodução/Netflix

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Cozy Home para o outono de 2025 – decorações e acessórios para a tua própria zona de chillout

Cozy Home, ou seja, uma casa acolhedora que convida a ficar e a desfrutar de…

1 dia ago

Secar roupa dentro de casa nunca foi tão fácil: Conheça o truque japonês que está viralizando

Secar roupas em dias de chuva ou em ambientes pequenos pode ser um verdadeiro desafio.…

3 dias ago

Novo capítulo amoroso de William Bonner prova que nunca é tarde para recomeçar

Recentemente, nas redes sociais, a vida amorosa de William Bonner retornou aos holofotes. O jornalista…

3 dias ago

Especialista em relacionamentos revela regra dos 3 segundos que torna você instantaneamente mais atraente

A primeira impressão é essencial quando se trata de romance. Seja para conquistar alguém ou…

3 dias ago

5 Mitos históricos que ainda acreditamos mesmo após serem desmentidos

Atualmente, vivemos em uma era em que temos o fácil acesso a diversas informações. Contudo,…

3 dias ago

Mãe de 39 anos morre de câncer colorretal após ignorar sinais sutis da doença

A história de Krystal Maeyke, uma australiana de 39 anos, serve como um alerta poderoso…

3 dias ago