A ansiedade faz com que você tenha medo até das coisas que dão certo!

A ansiedade negativa é aquela que afeta a sua sensação de bem-estar, ela acaba te trazendo mais preocupações, mesmo quando, tudo, aparentemente, está dando certo pra você.

Tentar se sentir feliz enquanto lida com a ansiedade, às vezes, pode adicionar ainda mais ansiedade, já que a sensação de não poder controlar o que poderá vir a acontecer, pode gerar o medo de ter que sair da sua zona de conforto, e isso, o aterroriza.

Principalmente, quando você acredita que já está oferecendo o seu melhor. Já que, essa sensação de estar dando tudo de si, pode te levar a um lugar angustiante de sentir que, se algo acontecer e te exigir ainda mais, talvez, você venha a entrar em colápso. Acreditar que, possívelmente, você não conseguirá fazer melhor do que já está fazendo, é causa de mais ansiedade porque você sente medo de não dar conta.

A ansiedade te faz entrar no ciclo vicioso do “e se”: “E se eu não merecer?”. “E se eu fracassar no emprego que me faz feliz?”. “E se a ansiedade atacar e eu me auto sabotar?”. “E se, de repente, essa ansiedade se tornar paralisante?”. “E se aquele projeto não der certo?”.

O que faz com que você se sinta assim?

Geralmente, esse tipo de pensamento surge em pessoas que têm medo da felicidade.

É incoerente pensar assim porque, se formos perguntar a elas o que elas mais querem na vida, elas vão respoder, quase que unânime, que elas querem ser feliz. Mas, a sensação inconsciente é que, se elas chegarem a conquistar essa felicidade, elas se tornarão reféns do medo de a perder.

Como temem perder a felicidade assim que as conquistarem, elas acabam se autossabotando para não conseguirem atingir esse tão sonhado estado de plenitude e bem-estar, porque, assim que elas conseguirem, o medo de perder, as fará infelizes novamente.

Essa espiral de medo e ansiedade faz com elas sintam uma insatisfação crônica, mesmo quando tudo está indo bem, porque é justamente nesse momento, que o medo de perder aquilo que elas já conquistaram, fica ainda mais intenso e as paraliza.

O medo da mudança também as impedem de aproveitar os momentos felizes. Elas temem que algo possa mudar o curso dos acontecimento e as jogar em uma situação, onde elas não encontrarão uma saída possível. Aprender a converter a ansiedade em algo positivo é o único caminho para conseguir desfrutar a sua vida e, enfim, se sentir em paz consigo mesmo.

Se você se identificou com esse artigo e precisa de ajuda para aproveitar a vida sem ansiedade, me chame no direct @rhamuche, eu posso te ajudar a confiar em si mesmo e na vida.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Rachael Crowe no Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.