Autores

6 coisas que não devemos dizer nunca a alguém com depressão

Alguém que acabou de passar por uma perda muito dolorosa ou simplesmente mergulhou num estado depressivo sem motivo aparente , é alguém que precisa de ajuda , de apoio, de incentivo, de compreensão, de carinho e não de esculacho , zombaria e cobranças e críticas excessivas. Lembre-se: o depressivo já está com tudo em baixa: autoestima , energia, esperança. Ele não vê perspectiva para o futuro. Só de pensar no futuro, ele se sente angustiado e ainda mais sem forças. Ele se enxerga como o último dos seres humanos, alguém que fracassou em tudo.

Infelizmente , em nossa sociedade , a depressão ainda é vista por muitos como frescura , falta de força de vontade para encarar a vida. Depressão é uma doença séria , incapacitante. Se ela atingir um grau elevado, a pessoa para de trabalhar , perde o interesse por qualquer atividade e sente dificuldade para executar as tarefas mais banais do dia a dia como arrumar a própria cama , tomar banho e responder a um e-mail.

Alguém que acabou de passar por uma perda muito dolorosa ou simplesmente mergulhou num estado depressivo sem motivo aparente , é alguém que precisa de ajuda , de apoio, de incentivo, de compreensão, de carinho e não de esculacho , zombaria e cobranças e críticas excessivas. Lembre-se: o depressivo já está com tudo em baixa: autoestima , energia, esperança. Ele não vê perspectiva para o futuro. Só de pensar no futuro, ele se sente angustiado e ainda mais sem forças. Ele se enxerga como o último dos seres humanos, alguém que fracassou em tudo. Mas vamos a nossa listinha?

1. Não julgue o depressivo. Dizer “verdades” na cara de quem está no fundo do poço só piora a situação do depressivo , além de ser um ato de covardia. Acusá-lo de fraco não vai fortalecê-lo. Pelo contrário.

2. Listar todos os defeitos que te irritam na pessoa também não vai ajudá-la em nada. Muito pelo contrário novamente. Ela se sentirá ainda mais fragilizada e dependendo do grau da depressão, excesso de críticas neste momento pode motivar o depressivo a fazer algo impensado e definitivo contra ele mesmo. Sim, tudo de cruel que falamos para um depressivo em alto grau pode motivá-lo a tentar o suicídio.

3. Minimizar a dor do depressivo , dizendo que existem pessoas que sofrem muito mais do que ela também não é adequado. Muitas vezes , a intenção é boa neste tipo de situação, mas não funciona. Cada dor é única. Não existe dor pequena quando ela acontece com a gente. Sim, respeite a dor do depressivo mesmo que você considere os motivos do mesmo insignificantes.

4. Não concorde com as bobagens que ele diz a respeito dele mesmo. Por exemplo: uma pessoa que acabou de passar por uma decepção amorosa diz que ninguém consegue amá-la , que ela não deve se apaixonar nunca mais. Jamais concorde com este tipo de fala. A pessoa pode até estar se depreciando, mas lá no fundo, ela quer ouvir que ela tem valor. Deixe a pessoa reclamar bastante e no final faça um elogio, demonstre o quanto ela é importante e especial, mas sem cobrar que ela se refaça da noite para o dia.

5. Dizer que depressão é falta de Deus é outra fala que devemos evitar. Além de simplista, é irritante. Pessoas que amam a Deus também adoecem.

6. Não espere muito do depressivo. Não exija dele esforços que naquele momento parecem insuportáveis. Não o obrigue a ir a eventos sociais ou simplesmente a fingir que está tudo bem. Deixe-o chorar , ficar no canto dele . Escute-o sem julgar. Convide a pessoa para fazer coisas que ela gosta , mas sem forçar a barra. Tente seduzir.

O melhor que podemos fazer por alguém que está enfrentando uma grave depressão é incentivar a pessoa a buscar ajuda profissional. A associação de medicamentos e terapia é muito eficaz no tratamento depressivo. Pouco a pouco a pessoa começa a dar sinais de melhora. Um bom tratamento combinado a muito carinho é o melhor caminho para ajudar quem amamos e que mais do que nunca precisa de nós.

Sílvia Marques

Viciada em café, chocolate, vinho barato, filmes bizarros e pessoas profundas. Escritora compulsiva, atriz por vício, professora com alma de estudante. O mundo é o meu palco e minha sala de aula , meu laboratório maluco. Degusto novos conhecimentos e degluto vinhos que me deixam insuportavelmente lúcida. Apaixonada por artes em geral, filosofia , psicanálise e tudo que faz a pele da alma se rasgar. Doutora em Comunicação e Semiótica e autora de 7 livros. Entre eles estão "Como fazer uma tese?" ( Editora Avercamp) , "O cinema da paixão: Cultura espanhola nas telas" e "Sociologia da Educação" ( Editora LTC) indicado ao prêmio Jabuti 2013. Sou alguém que realmente odeia móveis fixos.

Recent Posts

Mulher compartilha mudanças nos hábitos intestinais revelaram um diagnóstico de câncer

Recentemente, nos Estados Unidos, uma mulher revelou como pequenas mudanças nos hábitos de banheiro chamaram…

19 horas ago

“Menodivorce”: Por que cada vez mais mulheres estão deixando seus maridos durante a menopausa?

Recentemente, nas redes sociais, um novo fenômeno chamado “menodivorce” vem chamando atenção dos internautas e…

19 horas ago

Estudo revela: Adiar o café da manhã pode ser um sinal de problemas de saúde

Todo mundo sabe que o café da manhã é a refeição mais importante do nosso…

19 horas ago

Se o seu parceiro faz isso, ele já está com um pé fora do relacionamento

Nem sempre o fim de um relacionamento acontece de forma direta. Muitas vezes, a falta…

19 horas ago

Documentário da Netflix intriga o público com mistério e final chocante

Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um documentário que vêm conquistando o público mundialmente.…

20 horas ago

3 Signos que vão alcançar sucesso financeiro nos próximos 12 meses

A astrologia não prevê apenas romances ou fases emocionais — ela também pode apontar momentos…

21 horas ago