Mesmo que você leia muitas escrituras sagradas e mesmo que você fale muito sobre elas, o que de bom elas podem fazer por você se não agir sobre isto? ”
Ser religioso ou espiritual? O que pode de fato nos ‘salvar’ ?
Primeiro vamos entender a diferença entre religião e espiritualidade.
Religião: Crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência.
Espiritualidade: Propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”. A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.
Percebo que a diferença entre uma e a outra, é a liberdade.
A religião nos impõe uma verdade absoluta e exige obediência.
A espiritualidade por ser um estado de espírito, uma busca, um desejo, nos permite, fazer isso com a liberdade de estarmos ou não ligados a uma vivência religiosa.
Não estou aqui para defender uma coisa ou outra, meu único desejo é de que não nos deixemos levar pelas imposições religiosas, que as vezes são extremistas e desnecessariamente intolerantes.
Que a gente não se perca na ideia de que somente ler escrituras sagradas, e falar sobre elas, pode mudar a nossa vida e a dos outros ou garantir a tal salvação.
Que a gente pense fora da caixa, e que tenhamos mais medo de viver uma vida medíocre, infeliz e sem sentido, do que nos preocupar somente em agir de maneira que nos permita ou salve de ir para o céu ou o inferno.
A própria bíblia nos incita a encontrarmos a verdade, para assim sermos libertos.
Essa verdade, mora no seu coração, no meu, nos nossos corações.
Filósofos, escritores, cientistas, religiosos, malucos sem causa, ja tentaram explicar o sentindo da vida através de teorias aceitas ou não pelas pessoas, mas ate hoje, o mistério da vida, da alma e do nosso espirito, permanece um mistério. E acredite, é assim que tem que ser.
Entretanto, algo em comum, entre todas as teorias, religiões e crenças, é o amor, o respeito por si mesmo, e pelo próximo. Então, talvez devêssemos passar mais tempo colocando em pratica, os ensinamentos que nos pareçam mais cabíveis, segundo o nosso conhecimento e coração, ao invés de somente idolatrarmos conceitos religiosos que nunca saem da teoria.
Independente daquilo em que você acredita, acredite mais em você, acredite em todo o poder que a sua mente, as suas vocações, e talentos carregam, acredite na mudança e influencia que pode exercer, sobre gerações, multidões, ou somente uma pessoa que seja, através da generosidade, da empatia, e gentileza.
Fale menos, e faça mais, se apegue mais ao sentimento espiritual do que a uma denominação religiosa, porque no final do dia, o único que pode te salvar, é você mesmo.
O homem é por natureza, propenso ao pecado, a imperfeição, e não deve ser endeusado, somente por carregar um titulo religioso, lembre-se de que somos todos iguais, e os mesmos tormentos que nos assombram, também assombram um padre, pastor, rabino, etc, porque somos todos, sem distinção, seres humanos.
Não se contente com uma verdade manipulada e unilateral, quando você tem todas as ferramente para se encontrar com a sua própria verdade. Aquela que da sentindo a sua passagem por esse mundo.
Mundo esse que precisa de mais amor, mais ação, mais compaixão, e menos julgamento, menos imposição.
A eternidade pode já ter começado, então o que você faz hoje, pode estar contribuindo em como você passará o resto dos seus dias, seja aqui ou onde a nossas almas se encontrarem.
Recentemente, na cidade de Areial, na Paraíba, o padre Danilo César realizou uma missa em…
Recentemente, a Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) emitiu um alerta urgente…
O fim do casamento entre Zé Felipe e Virginia Fonseca ganhou um novo capítulo polêmico.…
Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial vem evoluindo rapidamente. Dessa maneira, cresce um…
Adam Sandler está provando mais uma vez por que continua sendo um dos nomes mais…
Recentemente, nas redes sociais, um tendência um tanto inusitada vem crescendo entre os internautas: usar…