Destaque

Você acha que as mídias sociais afetam sua vida amorosa? Especialistas dizem que sim!

Como viveríamos sem as mídias sociais? Em um mundo em que nossos telefones são a primeira e a última coisa que vemos todas as manhãs e noites, não é de admirar que as mídias sociais possam afetar nossos relacionamentos, tanto online quanto offline.

“Pesquisas mostram que, em média, passamos duas ou mais horas por dia nas mídias sociais”, explica a especialista em comunicação e autora Leslie Shore.

Ela alerta que a promoção de relacionamentos on-line pode prejudicar nossos relacionamentos off-line, mas também pode nos tornar menos capazes de nos comunicar. “Aqueles que têm experiência limitada em ler pessoas não têm o mesmo nível de inteligência social que as gerações anteriores possuem.

Se isso se tornar normal, a construção de relacionamentos fortes e profundos levará mais tempo e será mais difícil de manter”.

Conheça a especialista

Leslie Shore é uma especialista em comunicação que já trabalhou com organizações governamentais, corporações, grupos cívicos e leciona em várias universidades na área de Minneapolis.

Quando estamos constantemente ligados a nossos telefones, verificando e-mails de trabalho, alertas de notícias ou simplesmente navegando pelo Instagram, é essencial que aprendamos a equilibrar isso com o tempo offline com nossos entes queridos.

“A retenção que nossos dispositivos têm sobre nós é invisível até que alguém chame nossa atenção para o fato de estarmos prestando mais atenção ao dispositivo do que à pessoa com quem estamos conversando”, diz Shore.

“É quase impossível criar ou aprimorar relacionamentos quando a mídia social está, em primeiro lugar, desviando o tempo de quem está à nossa frente”. Então, como mantemos nossos relacionamentos fortes na era das mídias sociais?

Siga o conselho de Shore sobre como a mídia social afeta os relacionamentos – e o que podemos fazer para corrigi-lo.

Seja extremamente cuidadoso nas fases iniciais do relacionamento

Embora o uso excessivo das mídias sociais em qualquer estágio de um relacionamento possa ter efeitos negativos, Shore argumenta que é pior nos estágios iniciais.

“No início de um relacionamento, atendemos a outra pessoa porque queremos conhecê-la”, explica ela.

“Ouvimos seus gostos e aversões, história, dinâmica familiar, sonhos e medos. Passamos horas conversando, descobrindo um ao outro. Nenhum fato é pequeno demais, nenhuma história é longa demais.

A construção do relacionamento tem novidades e surpresas. desta vez, é fundamental que os celulares fiquem fora de vista durante a conversa para garantir total concentração no outro.”

Ela também alerta sobre os perigos das mensagens serem mal interpretadas por meio de texto, especialmente quando você ainda está se conhecendo:

“As mensagens de texto devem ser positivas e factuais. Não permita que piadas ou sarcasmos entrem em cena, pois eles não ‘ traduza bem e crie uma fenda instantaneamente”.

Pense duas vezes antes de publicar algo pessoal

Embora as mídias sociais possam ter efeitos negativos em um relacionamento geral, Shore defende a necessidade de estar atento ao nosso parceiro ao interagir nas mídias sociais.

“Não responda a um post ou comente por emoção”, diz ela. “Reserve um tempo para processar o que você leu ou viu e permita-se refletir sobre seus pensamentos antes de comentar com raiva ou frustração. Lembre-se de que todos têm direito a suas próprias opiniões”.

Da mesma forma, embora você possa ser tentado a compartilhar todos os aspectos de sua vida, lembre-se de que seu parceiro pode não estar na mesma página:

“Mantenha suas conversas pessoais pessoais. Não há necessidade de tornar pública sua vida privada. a escolha do presente de aniversário do seu parceiro para você ou a fofoca sobre o SO são comunicações que devem ser deixadas de fora dos olhos do público”.

Mantenha sempre os seus entes queridos em destaque

Embora sempre exista um risco na navegação pelas mídias sociais e nos relacionamentos, também existem maneiras de garantir que sua comunicação permaneça forte: “Fique verdadeiramente conectado com aqueles que importam”, explica Shore.

“Não deseje feliz aniversário a sua família no Facebook – pegue o telefone ou faça uma viagem para vê-los. Em vez de enviar convites, cartões de agradecimento e cartões de férias on-line, envie a seus entes queridos algo que eles possam guardar para sempre”.

À medida que nossas redes de mídia social continuam crescendo, o especialista também recomenda estar atento às crenças e valores das pessoas:

“Lembre-se de quem são seus amigos”.

Antes de compartilhar seus pensamentos sobre política ou religião, ou postar algo provocador ou polêmico, lembre-se de quem é seu público Vale a pena criar tensão com sua família, amigos ou colegas de trabalho?

*Tradução e adaptação REDAÇÃO RH
*FONTE: My Domaine

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago