Comportamento e Psicologia

Vamos ensinar que sem a bondade, a inteligência é cega e desajeitada

A bondade é transmitida através da carícia que reconforta, do gesto que educa e do exemplo que guia. Se plantarmos em nossos filhos sementes de nobreza, de afeto e de empatia, daremos ao mundo adultos mais fortes, pessoas mais dignas e valentes, capazes de construir seus próprios caminhos.

A verdade é que, por mais que a inteligência emocional esteja na moda, as pessoas continuam dando prioridade aos estudos e trabalhos orientados a potencializar o rendimento das crianças nas matérias escolares mais tradicionais. Algo em que incide, por exemplo, a lei norte-americana “No Child Left Behind” (que nenhuma criança fique para trás), que incentiva os alunos e as famílias a melhorarem seu registro acadêmico, para que não percam os apoios financeiros.

“Um grama de bondade vale mais que uma tonelada de intelecto.”
-Alejandro Jodorowsky-

Esta lei levou ao desenvolvimento de vários trabalhos focados em uma ideia muito simples: desenvolver ao máximo a capacidade das crianças de memorizar. Os próprios estudos são interessantes a partir de um ponto de vista científico, pois investigam os diferentes padrões que o cérebro utiliza para construir relacionamentos, para codificar dados e criar novas memórias.

Agora, o que está acontecendo com este decreto, aprovado na época pelo presidente George W. Bush, é que os professores se sentem pressionados e os alunos se sentem frustrados. É como se o nosso contexto político e social fosse por um lado, enquanto a neurociência, com os resultados derivados do conjunto de estudos neste contexto, gritasse que por esse caminho não.

O cérebro de uma criança precisa de uma educação mais completa e complexa do que a atual, que incide e estimula a prática de estratégias mnésicas. Uma atenção à memória que vai em detrimento do “alicerce” que assenta os conhecimentos, que desperta a curiosidade e que forma a base de uma personalidade forte, madura e feliz.

Se formos capazes de educar, de guiar e de motivar as crianças através da bondade e do reconhecimento, daremos ao mundo uma geração muito mais digna e mais preparada para os desafios que vão ter que enfrentar.

A bondade no cérebro infantil

Vamos começar por esclarecer um aspecto muito importante. Quando um bebê chega ao mundo, ele é incapaz de regular suas emoções, e em seu cérebro não existe nenhuma área onde o conceito da bondade esteja instalado de forma genética. O que existe é uma necessidade inata e natural de “se conectar” com o meio à sua volta, primeiro com seus pais para sobreviver, e mais adiante com seus iguais, para iniciar suas primeiras relações sociais.

Temos que entender que o mundo emocional das crianças segue uma sequência de desenvolvimento específica onde os adultos devem ser seus guias, seus mediadores, e até mesmo seus gestores. A reorganização neurológica de um cérebro infantil é muito complexa, assim, a idade cronológica nem sempre marca uma função, uma capacidade ou uma realização específica. Por isso, devemos ser pacientes para aprender a respeitar o desenvolvimento físico, psicomotor e emocional de cada criança.

Além disso, existe uma série de fatores que irão determinar a qualidade desse desenvolvimento integral em nossos filhos. Quando falamos de ensinar a bondade, não nos referimos apenas a ensinar valores. Falamos também de como esse universo próximo (cheio de carícias, olhares e reconhecimento) configura, sem dúvida, uma conexão capaz de conseguir um melhor desenvolvimento neuronal.

Uma criança pode estabelecer um contato com a bondade desde muito cedo. Ela a percebe através da voz de sua mãe e dos braços de seu pai. Ela nota a bondade quando aprende a falar e é ouvida, quando a guiam com exemplos, quando regulam suas emoções e lhe ensinam a valorizar os outros, a respeitá-los e a respeitar também a si mesma.

A bondade é muito mais do que um valor, é um canal de aprendizagem excepcional.

Chaves para ensinar a bondade

Falamos no início que a linha curricular de muitas escolas acaba por dar prioridade ao rendimento escolar em matérias clássicas em relação à inteligência emocional. Bem, é claro que nenhum de nós vai poder mudar o que a sociedade exige de nós, por isso vale a pena educar emocionalmente os nossos filhos para que eles estejam preparados para estas demandas. Trata-se, portanto, de guiar dentro de casa, de sermos bons gestores emocionais desde que os nossos filhos estão no berço e aos poucos dão os seus primeiros passos.

“Toda demonstração de bondade é um ato de poder.”
-Miguel de Unamuno-

A seguir vamos dar algumas chaves para você conseguir fazer isso.

Ensinar o respeito, ensinar a bondade

Algo muito real e que o livro “Como falar para que as crianças escutem e como escutar para que as crianças falem” nos explica muito bem é que todos somos excelentes pais, até sermos pais. Ou seja, antes de termos filhos, idealizamos a criação e temos uma ideia bastante clara do que faríamos e do que não faríamos. Mais tarde, quando os filhos chegam, a vida real nos dá as “boas-vindas”.

Para ensinar o respeito e a bondade, é preciso ser paciente. A criação é uma aventura diária, nenhum dia é igual ao outro e as exigências de uma crianças podem mudar de uma hora para outra. O mais importante nestes casos é que nós mesmos sejamos sempre iguais para eles, igualmente acessíveis, igualmente afetuosos, pacientes, com as mesmas regras e os mesmos exemplos a dar.

Outro conselho que Maria Montessori nos deixou é a necessidade de semear na criança ideias de nobreza desde cedo, mesmo que ela não as entenda. Vai chegar o dia em que essa semente vai dar frutos.

Por último, não podemos esquecer que a bondade é uma das qualidades que melhor reflete a essência humana. Ensinar a bondade é ensinar civismo, é respeitar o outro, é amar a natureza, e não menos importante, amar também a si próprio.

Vamos guiar as crianças neste caminho que dia após dia lhes ajudará, sem dúvida, a ter uma vida mais plena.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

5 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

6 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

7 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago