Destaque

Valorize as pessoas pela forma como tratam você, não pelas suas crenças

Por: A Mente é Maravilhosa

Nesta sociedade onde parece que se você não é por mim é contra mim, é importante valorizar as pessoas pelo seu tratamento mais do que pelas suas crenças. No fim das contas, uma crença é um estado da mente no qual acreditamos ser verdadeiro o conhecimento ou a experiência que temos sobre um acontecimento ou objeto.

As crenças descrevem o conteúdo educacional e cultural das pessoas, mas a forma de tratar dos outros mostra algo mais pessoal, a capacidade de empatia. Como tratamos os outros diz muito sobre nós mesmos.

A empatia é a capacidade de perceber o que o outro ser pode sentir se colocando nas suas condições e adotando a sua escala de prioridades. Esta pode se dividir em afetiva e cognitiva. A empatia afetiva é a capacidade de responder com um sentimento adequado aos estados mentais do outro. Por sua vez, a empatia cognitiva é a capacidade de compreender o ponto de vista ou estado mental do outro.

A pessoas empáticas conseguem que os outros se sintam compreendidos, ouvidos e emocionalmente acolhidos. Desse ponto de vista psicológico, nos vínculos afetivos que formamos é mais determinante a forma como nos relacionamos com os outros do que as crenças que guardamos.

“A crença é involuntária; nada involuntário é meritório ou condenável. Um homem não pode ser considerado melhor ou pior pela sua crença.”
-Percy Bysshe Shelley-

Por que precisamos criar uma impressão sobre os outros?

Toda a informação que recebemos e a forma como organizamos o mundo passa pelo nosso filtro perceptivo. A interpretação que fazemos da realidade que nos rodeia é fruto de nossa bagagem em forma de expectativas, emoções, necessidades, valores.

A percepção dos outros é o processo através do qual pretendemos conhecer e compreender a outras pessoas. Refere-se a como percebemos os outros e segue os mesmos princípios que a percepção que temos de nós mesmos. O autoconceito está intimamente ligado à percepção sobre os outros, porque de certa forma aprendemos mais sobre como somos graças à percepção que temos da reação dos outros.

Precisamos categorizar os outros em esquemas ou grupos, em forma de guia para poder nos orientar. Esta avaliação tem a ver com a evolução de nossa espécie e é um recurso adaptativo. Precisamos ter uma impressão sobre os outros para poder então adaptar a nossa própria reação. Precisamos de informação para avaliar se devemos nos mostrar próximos, nos afastar o máximo possível ou mostrar indiferença.

“O presente mais valioso que podemos dar aos outros é a nossa presença. Quando a nossa atenção plena abraça aqueles que amamos, florescem como flores.”
-Thich Nhat Hanh-

Pessoas que tornam o nosso mundo mais fácil

Rodeie-se de pessoas que tornem a sua vida mais fácil. As pessoas de tratamento agradável e que nos fazem sentir apreciadas compartilham uma série de características. São afáveis, nobres, carinhosas, respeitosas e gostam de ouvir os outros. Justo o contrário fazem as pessoas que não respeitam nossa forma de vida, nossas decisões e nossa forma de ver o mundo.

Pense: será que é melhor estar cercado de soberbos e prepotentes que pensam como a gente ou de pessoas amáveis, carinhosas e que nos cuidam, mesmo que não compartilhem várias de nossas crenças?

Cada um terá a sua opinião, mas está comprovado que estar rodeado de pessoas empáticas nos ajuda a enfrentar de forma mais otimista o nosso dia a dia, já que contar com elas é em si um grande motivo para este otimismo. Não esqueçamos que uma crença é uma forma de interpretar a realidade, mas não a única. São muitos os benefícios de estar cercado de pessoas pela sua forma de se relacionar e apreciar os outros, e não exclusivamente pelas suas crenças, além de nos enriquecer com outras culturas e opiniões.

Quando todos os dias parecem iguais é porque o homem deixou de perceber as coisas boas que foi guardando na sua vida.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

24 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago