Uma criança dificilmente se recuperará de uma infância ruim.

Resiliência Humana

Uma criança dificilmente se recuperará de uma infância ruim. Seu cérebro carrega as cicatrizes para sempre!

Por Lucas Rodríguez

Especialistas do King’s College, em Londres, notaram sérios problemas no desenvolvimento de crianças que não tiveram uma boa infância.

Quando as pessoas dizem que os filhos devem ser a coisa mais importante na vida de seus pais, eles não estão exagerando.

Não basta tomar as decisões corretas para ser um adulto capaz e com autoestima. É mais uma questão de as crianças serem criaturas muito indefesas, que dependem quase inteiramente de seus pais para alcançar um desenvolvimento adequado.

Não é apenas dar a eles os valores e ensinamentos corretos, mas também guiá-los e nutri-los com uma dieta mental da qual eles possam obter os benefícios de que precisam.

O pior disso tudo é que você tem apenas uma chance.

Uma criança que teve que passar uma infância insuficiente não pode voltar no tempo e repetir esse estágio de sua vida. Os efeitos a longo prazo vão muito além de lembranças ruins ou problemas psicológicos.

Estudos realizados pela academia indicam que uma infância ruim pode determinar A VIDA DE uma pessoa para sempre, limitando suas habilidades de ser um adulto com controle e equilíbrio.

A informação científica mais confiável nesse caso é a fornecida por pesquisadores do King’s College London.
Estudando uma série de crianças da Romênia, um país que passou por uma transição muito difícil quando a ditadura de Nicolae Ceaușescu chegou a um fim abrupto, os pesquisadores observaram as terríveis conseqüências que uma infância ruim pode ter sobre uma pessoa.

Muitas dessas crianças foram abandonadas após a dissolução do estado comunista que dominava o país. Eles eram órfãos que ficaram sem que ninguém se preocupasse com eles.

Alguns deles foram adotados para viver em países mais organizados, onde tiveram uma segunda chance de viver uma vida mais normal. Mesmo com pais pobres, tendo que lidar não só com o abandono, mas também com a má nutrição, nunca os abandonaram.

Estudando suas habilidades cerebrais, os pesquisadores observaram que uma infância ruim causa danos visíveis no córtex cerebral das crianças.

Isso implica um dano palpável e inevitável na capacidade de executar todos os tipos de tarefas, da mais intelectual à cotidiana.

O chamado para se preocupar com cuidados infantis pode parecer bom senso. Mas cobrir este pedido de informações científicas nos faz apenas apreciar mais o trabalho daqueles que se dedicam a ele.

Cuidem da saúde emocional e psicológica dos seus filhos! Deem a eles segurança, amor e sobretudo formem cidadãos preparados para a vida adulta!

*Tradução e adaptação REDAÇÃO RH. Com informações de UPSOCL

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia