Um pai não pode ser um peso, ele tem que ser um porto seguro!

Pai, me auxilie em meu caminhar, sem impedir meus passos!

Me guie por caminhos seguros, mas não me limite com crenças limitantes.

Cuide do meu bem-estar, mas não me molde de acordo com os seus interesses.

Pai, não repasse a mim, seus medos e suas inseguranças, eu tenho o direito de viver livre dos pré-conceitos que as sua experiência te aprisionou.

Ame a minha diferença, escute as minhas questões mais íntimas, sem me julgar ou me criticar.

Não me faça refém das suas vontades, não me obrigue a ser quem eu não sou, para satisfazer os seus próprios desejos.

Pai, me ensine a ser leve, me mostre o lado bom da vida, me deixe viver sem medo de ser feliz.

Não me condene a lealdade eterna, e permita que meus sonhos se tornem realidade.

Não me olhe como um pecador, só porque eu não comungo das mesmas ideias. Procure olhar para os meus defeitos com compaixão, como você espera que eu entenda os seus.

Não sou perfeito pai, mas tenho em mim, todas as qualidades que, talvez, você ainda não consiga ver em você.

Pai, acredite que eu posso, que eu consigo, que eu mereço, e eu também aprenderei a acreditar.

Conte todas as histórias dos meus antepassados para que eu não volte a repetir seus erros, e para que eu possa me apossar das suas forças.

Não me obrigue a caminhar com as suas pernas, pois eu possuo as minhas. Não me force a seguir as crenças, os dogmas e as doutrinas que você segue.

Deseje me ouvir com atenção, busque compreender as minhas opniões! Não tente fazer com que eu me torne a sua cópia, pois sou um ser único, com vontades e interesses particulares.

Entenda que o meu amor é o reflexo do bem que você me faz, e do bem que você faz ao mundo. Caso você não consiga entender isso, eu serei obrigado a me afastar de você, e o nosso elo ficará enfraquecido.

Crie em mim a sensação de que ao seu lado eu sempre estarei salvo do mundo, mas não me proteja tanto, a ponto de, me fazer escravo e dependente.

Talvez você não tenha tido a oportunidade de ter um pai assim. Talvez, você tenha tido uma criação sofrida e por isso, a sua vida tenha se tornado, assim, tão pesada.

Talvez, ninguém tenha te ensinado que um filho não é sinônimo de propriedade, mas sim, de liberdade.

Pai, não me faça sentir que sou um problema, e nem se torne um problema em minha vida. Um pai, não pode ser um peso, ele tem que ser um porto seguro.

Marque aqui todos os pais que você conhece, e envie para aqueles que ainda não entenderam a dor que um pai, que não sabe ser pai, pode causar na vida de um filho.

Pai, ensine seu filho a viver a vida de uma forma leve! Não o torne escravo das suas angustias e dos seus pré-conceitos.

Cure a si mesmo, para não adoecer seus filhos!

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática e Taróloga. Para agendar uma SESSÃO DE AUTOEXPANSÃO com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA

*Foto: Michaél Richardson e Liam Neeson em ‘Made in Italy’. Cortesia de IFC Films.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA, SEU AMIGO GURU e HOMEM NA PRÁTICA. Neurocoaching e Mestre em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram @escritoraiarafonseca .