Comportamento e Psicologia

Transtorno de personalidade borderline em homens nas relações amorosas

Dependências afetivas em homens com transtorno de personalidade borderline.

Torna-se muito difícil para os sujeitos borderline encontrar um sentido na vida, a falta de entendimento de si mesmo faz com que eles tenham uma necessidade doentia de estar em um de forma dependente e simbiótica. Hegenberg (2007, p.60) afirma que o tema central que envolve o borderline é o pavor, a angústia da perda do objeto. Assim, o sujeito border faz de tudo para não ser abandonado. Uma relação amorosa retrata um vínculo, frequentemente de duas pessoas onde o percussor é o amor.

Viver em um relacionamento amoroso não é tão simples quanto parece ser, para se ter uma relação íntima com qualidade, é preciso ter compreensão das necessidades do parceiro (a), ter uma base no relacionamento, estar disposto a compartilhar uma vida com o companheiro (o). No entanto, é a atuação de preservar uma relação, onde existe o sentimento de amor envolvido como utra pessoa.

Geralmente as pessoas quando estão dispostas a estabelecer uma relação afetiva com alguém, pretendem buscar a satisfação das suas próprias vontades e expectativas. Renz (2011) afirma que a busca de uma estabilidade amorosa é compartilhada por muitos, demonstrando as tentativas de um relacionamento amoroso que proporcione o que muitas pessoas pretendem: a satisfação de poder constituir uma família, dividir as alegrias e dificuldades do cotidiano com a pessoa da sua escolha.

A procura de uma realização amorosa ocupa o imaginário de uma grande parte dos indivíduos. De acordo com Campiglia (2013) atualmente a sociedade é individualista e consumista, onde tudo pode ser considerado descartável, valorizando mais o “ter” e não o “ser”, esse aspecto impossibilita a continuidade da relação, e o crescimento do amor. O capitalismo tem como conceito a competição, inviabilizando o amor, e a cooperação. Infelizmente as relações amorosas estão sofrendo com a influência do capitalismo. A base de toda relação amorosa é a cumplicidade, o
companheirismo. A disfunção borderline afeta os dois gêneros, mas é geralmente mais comum encontrar
mulheres sendo diagnosticadas com o transtorno borderline, Ades e Santos (2012) certificam que 75% dos casos de borderlineé a população feminina que predomina. Nas clínicas à procura pelos especialistas são na maioria das vezes das mulheres, pelo simples motivo delas demonstrarem uma melhor compreensão e tolerância sobre o distúrbio, os homens expressam mais resistência e intolerância sobre o assunto devido a vários fatores, sejam eles: aspectos biológicos, aspectos socioculturais, a questão da masculinidade, a negação de demonstrar fraqueza, ter o respeito da sociedade, todas essas razões enfatizam o excesso da desigualdade e o machismo.

A população masculina desde a construção social da identidade mostra as diferenças de gênero. O homem deixou de ser considerado o machão do passado, a sociedade está revisando a contextualização da masculinidade, mas o próprio processo de construção do gênero já demonstra e fornece à desigualdade e as diferenças, a masculinidade é associada à ideia do poder. De acordo com Milagre (2012) a questão da masculinidade foi considerada e sedimentada por uma visão do conceito do homem sendo sinônimo de bravura, força, poder e dominação, que se interpretam em “não ter medo, não chorar, não demonstrar sentimentos, arriscar-se diante do perigo, demonstrar coragem e ser activo”.

Ades e Santos (2012) relatam que o sujeito border, tem uma personalidade totalmente dependente, buscam constantemente se situar através do parceiro para se sentirem menos sozinhos. O indivíduo com a personalidade borderline aproxima-se do outro com total segurança, se entregam completamente, são manipuladores, cativantes, conseguem atrair com a maior facilidade, embora são também abandonados com a maior facilidade, é um verdadeiro tormento ter um relacionamento amoroso com um border sem conhecer a patologia.

A companheira (o), pode se sentir totalmente sufocada com o nível de exigência do parceiro border, pois o borderline exige uma atenção exclusiva, a ausência de atenção para com eles, faz com que eles tenham ataques de iras, explosões sem controles, excesso de cobrança de atenção e carinho. No entanto, se o border se sentir ameaçado de ser deixado ele pode constranger a companheira (o) com tentativas de suicídio, e automutilação. Segundo Ballone (2008) eles possuem uma esperança de que a outra pessoa estará lá para atender suas próprias necessidades de apoio,
carinho e atenção. Relacionar-se com um sujeito border é viver em um relacionamento instável,
com altos e baixos.

Um aspecto que incomoda bastante a companheira (o) do borderline é a mudança repetina de humor e a possibilidade de ser amada um dia, e ser odiada no dia seguinte, essa afirmação já foi salientada por Ades e Santos (2012). Os sinais e sintomas do homem e da mulher que possuem a personalidade borderline não diferenciam quase nada, existem mais semelhanças que diferenças.

Uma característica que pode ser predominante nos homens border é o abuso de álcool e drogas. Todavia, já foram feitas várias pesquisas, levantamentos médicos na sociedade, para tentar analisar e entender o motivo pelo qual, homens não procuram suportes médicos em geral, mesmo com o alerta da parceira (o). Conforme Arouca (2010) se foi analisado que os homens não praticam ir a consultórios por três motivos principais: cultural, institucionais e médicas. Eles não consideram a doença como algo característico do homem, por isso muitos acham que os serviços de saúde são indicados às mulheres, crianças e idosos. Portanto, também é importante evidenciar que faltam
estratégias do governo, empresas, e consultórios para atrair a população masculina para os serviços
de saúde.

Com todo histórico e conceito da masculinidade, se torna nítido que é muito complicado para o homem aceitar que tem uma patologia, principalmente um distúrbio, por determinados fatores, e que esse problema está acarretando sérios danos as pessoas que o cercam, e a si mesmo. Procurar um especialista para se tratar mesmo com o total apoio da acompanhante é uma tarefa incompreensível para o border.

Portanto, não é difícil encontrar na sociedade indivíduos do sexo masculino com todas as características do transtorno borderline em relações amorosas, raro é encontrar algum sendo diagnosticado com o TPB. Relações que se desgastam, laços afetivos que acabam, a dor de se deparar com a autoimagem que não se agrada, viver totalmente num vazio, tentativas de automutilação e suicídio, e ser ver completamente dependente de alguém. Todos esses fatores são consequências de um borderline que não se trata.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

A pandemia da miopia: OMS estima que cerca de 50% da população mundial será míope até 2050.

A pandemia da miopia: Estudo desenvolvido na China mostrou crescimento de 11% na quantidade de…

38 minutos ago

3 Estratégias para Lidar com um narcisista e deixar de ser vítima da sua manipulação.

3 Estratégias para Lidar com um narcisista e deixar de ser vítima da sua manipulação.…

1 hora ago

NÃO GASTE ENERGIA COM QUEM NÃO ACRESCENTA NADA.

NÃO GASTE ENERGIA COM QUEM NÃO ACRESCENTA NADA. Quando você se desgasta com coisas ou…

1 hora ago

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

1 dia ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

1 dia ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

1 dia ago