Autores

“Tem gente que faz tanta maldade, mas vejo a vidinha que ela leva, e penso: Deixa pra lá”.

Quando li essa frase de Fernanda Estellita, ela fez muito sentido. Naquele momento, eu sofria com a maldade de uma pessoa, e na verdade, ela caiu como uma luva.

Essa pessoa, que deveria ser uma parceira em minha vida, destilava maldades, de forma dissimulada, e eu, era um dos seus alvos preferidos.

Depois de sofrer por dias, ficar sem dormir tentando entender os motivos daqueles que sentem prazer em sabotar o outro, fiz aquela lista de “porques”: “porque ela tem inveja”, “porque ela não tem bondade no coração”, porque ela quer competir comigo”, “porque ela é difícil mesmo”, “porque ela tem medo que eu tire o lugar dela”, “porque ela não sabe dividir”, “porque ela acha que eu não mereço”, “porque ela não foi com a minha cara”, … E os “porques” não acabavam nunca.

Mas eu não percebia que meus pensamentos negativos não me deixavam enxergar claro.

Alguns meses se passaram e eu segui intrigada com isso, ela continuava repetindo as mesmas atitudes já discutidas e acordadas, trabalhando na surdina, e dando desculpas esfarrapadas. Suas atitudes eram de total desrespeito, e o pior, ela demonstrava que não se importava com os meus sentimentos, muito menos, com o fato de estar prejudicando não só a mim, mas aos que dependem de mim.

Foi aí que eu entendi, e logo percebi que aquela identificação inicial com a tal frase me acusava. Acusava a minha vitimização. Eu acabava de me sentir vítima da maldade alheia. Mas, ninguém é vitima de nada!

“O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade”. Albert Einstein.

E eu estava ali, permitindo a maldade de maneira passiva e subserviente…

Eu sou a prova viva que nada acalma o coração vitimizado, ele sofre e sangra se redimindo na própria tristeza. E esse é o grande perigo. A única salvação que encontrei para desfazer esse mal que a maldade instala dentro da gente, foi a oração.

Orando percebi que quem se vitimiza demais, e sofre se sentindo injustiçado, na verdade, a cada martírio íntimo, permite, inconscientemente, que a maldade se perpetue.

Lembrei o que Jesus respondeu a Pedro quando, após ter ouvido palavras maravilhosas de sua boca, lhe fez a seguinte pergunta: “Senhor, quantas vezes terei que perdoar a meu irmão, se pecar contra mim? Até sete vezes?”.

E Jesus: “Não te digo até sete, mas até setenta vezes sete vezes”.

No momento em que li a frase de Estellita, tive aquela reação natural de identificação, e pensei: “Nossa, e não é que a fulana leva mesmo uma vida bem chata”, mas depois de toda essa minha reflexão, inspirada pela luz que existe em tudo, a qual sou eternamente grata, concluo:

Quem sou eu para julgar? Vai saber o tanto que ela já sofreu na vida, todas as provações que já passou, e todos os motivos que a fizeram ser assim, como ela é?

Quem comete a maldade convive com ela, e não possui forças para abandoná-la, quando vê, a maldade já tomou conta, e começa tudo de novo.

A única solução para isso é a reforma íntima.

E como o autoconhecimento exige muita resiliência e resignação, não conseguem parar de vibrar negativamente. É como se escolhessem o menor sofrimento, para eles, mas sofrem mesmo assim, as consequências de seus atos.

Nesse ponto de vista, a maldade não vale a pena, não é mesmo?

Mas quem a recebe, tem duas opções, a de se martirizar eternamente, ou, poderá perdoar, e a fazer desaparecer, da mesma forma como ela apareceu! Do nada! Afinal … Como bem disse o grande mestre da arte da retórica Lúcio Aneu Sêneca “A maldade bebe a maior parte do veneno que produz”.

Mesmo depois de entender e aceitar todo o processo, não pensem que ela parou, ela continua fazendo o mesmo que fazia, mas eu não acolho mais, não me martirizo mais, escolhi perdoar, e deixar o tempo e as lições da vida a ensinar.

Não permito que as suas atitudes “labirintem” o meu equilíbrio, não mais, e isso aconteceu logo depois que, simplesmente, a coloquei em minhas orações!

E decidi pedir que Deus a ajude, todos os dias, que ela seja feliz, que ela realize seus sonhos, que nada e ninguém a ameace, e principalmente, que ela não se sinta ameaçada, sem motivo.

Que ela entenda que eu só quero somar, e que nunca mais se sinta tentada a me apunhalar pelas coisas.

Assim que iniciei as orações, meu pensamento voou e concordei com Friedrich Nietzsche quando ele disse que, “Há uma exuberância na bondade… que parece ser maldade”.

E me senti em paz de novo!

Iara Fonseca

Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA, SEU AMIGO GURU e HOMEM NA PRÁTICA. Neurocoaching e Mestre em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram @escritoraiarafonseca .

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago