Conhecimento

Se cair sete vezes, levante oito


Não desista, você ainda está na hora de alcançar e começar de novo, aceitar suas sombras, enterrar seus medos, liberar o lastro, levantar voo novamente.

Não desista da vida, continue a jornada, siga seus sonhos, desbloqueie o tempo, corra os escombros e descubra o céu.

Não desista, por favor, não desista, mesmo que o frio queime, embora o medo morra, mesmo que o sol se ponha e o vento esteja silencioso. Ainda há fogo em sua alma, ainda há vida em seus sonhos.

Abra as portas, retire as fechaduras, deixe as paredes que protegem você, viva a vida e aceite o desafio. Recupere risadas, ensaie uma música, abaixe sua guarda e abra suas mãos, abra suas asas e tente novamente, celebre a vida e retorne aos céus.

(…)

Porque todo dia é um novo começo, porque esta é a hora e a melhor hora, porque você não está sozinho, porque eu amo você.

-Mario Benedetti


O sol sempre sobe

Muitas vezes é difícil levantar depois de uma queda. Nosso corpo dói, nossas pernas tremem e não conseguimos acompanhar. No entanto, apesar do sofrimento, podemos sempre procurar um ponto de apoio em nosso interior.

Todos nós temos razões para ressurgir como monótonos, solitários ou dolorosos como a nossa vida é. Pessoalmente, mesmo que o frio esteja queimando, ser forte é a melhor opção.

Mario Benedetti nos ilustrou fortemente neste poema de que somos todos capazes de progredir, que a entrega nunca é uma opção real, mesmo que isso aconteça centenas de vezes em nossa mente.

E isso é resiliência, RESISTÊNCIA. Para isso, é bom criar um lema como “persista, insista e resista” ou lembre-se de poemas como o que apresentamos anteriormente.

Isso irá nos ajudar a superar em tempos difíceis, para nos lembrar que, se somos fracos é porque nós podemos ser fortes, para tirar as lições aprendidas com quedas, ter a força e a coragem suficiente para se livrar do que nos aprisiona e não nos machucar mais.

Aceite a vida com suas vantagens e desvantagens

De qualquer forma, sofremos mais do que o necessário. Isso acontece porque estamos errados na maneira como agimos em face da adversidade. Ou seja, nós os confrontamos quando o que temos que fazer é aceitá-los e vivenciá-los. No final do dia, depois da tempestade sempre vem a calma.

Isto é, por que lutamos contra a tristeza quando se trata de nos dizer algo? Não é normal ficar triste quando você perdeu o emprego? E ficar com raiva quando algo é injusto?

Quando algo fica feio em nossa vida, é apropriado dar um passo e pisar nos freios. Obviamente, isso é bastante difícil, considerando que aprendemos a lutar contra o que não nos faz sentir muito bem.

Ser feliz não é um sentimento, é uma decisão


Há prazer e felicidade. Renuncie o primeiro a possuir o segundo

Buddha Gautama


A felicidade não é exterior, é interior; portanto, sua felicidade depende de você. Claro, o que acontece ao seu redor pode ou não ajudar, mas no final do dia a última decisão é sua.

De fato, ser feliz implica sofrimento, é uma condição estranha, porque só o forte resiste a isso. Quão irônico, certo? A verdade é que não é tão estranho pensar que a felicidade implica plenitude, que é um equilíbrio emocional que também precisa de tristeza e obstáculos.

Não seremos mais felizes em ter mais sensações de prazer, porque senti-lo através do corpo não nos oferece mais felicidade. Nem seremos porque temos menos problemas na vida, para resolvê-los rapidamente ou para preencher nossa carreira de triunfos.

A felicidade supõe um reencontro consigo mesmo que vai além da satisfação. Não teremos esse sentimento a menos que esteja aceitando e experimentando o que acontece ao nosso redor. É por isso que precisamos ouvir a dor da queda, porque será a única maneira de se levantar, mesmo que as feridas nos tenham deixado tocados.

Texto originalmente publicado no Rincon del Tibet, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Resiliência Humana.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

15 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

15 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

16 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

4 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

4 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

4 dias ago