Quem vive generosamente e elimina os ressentimentos, entendeu tudo!

Devemos aprender a viver generosamente. Eliminar rapidamente os ressentimentos e retribuir desinteressadamente com bondade.

Um provérbio Chinês diz que é preciso aprender a

“Retribuir uma gota de bondade com um lago de recompensas”.

Segundo Confúcio, retribuir com bondade e esquecer os ressentimentos é exercer desinteressadamente a verdadeira bondade.

Os ensinamentos atribuídos a Confúcio tinham uma base nas tradições e crenças chinesas e se giravam entorno de uma lealdade familiar forte, da veneração aos ancestrais, ao respeito para com os idosos pelas e suas crianças. “Não faças aos outros o que não queres que façam a ti”, é uma das versões mais antigas da ética da reciprocidade.

Essa máxima tão conhecida, infelizmente, ainda não é aplicada nas melhores famílias!

Quando falo em família, não falo apenas dos nossos laços sanguíneos, mas das famílias que cultivamos no decorrer da nossa vida, amizades, relações profissionais e equipes de trabalho que, muitas vezes, passam mais tempo com a gente do que os nossos próprios familiares.

A bondade não deve ser exaltada nem se deve exigir compensação depois de a oferecer ao outro!

A reciprocidade não é regra. Mas sempre virá de alma honesta e sincera!

Deve ser oferecida por livre e espontânea vontade, do fundo, de um coração amoroso!

Melhor do que sentir a bondade vinda do outro em nossa direção, é viver a bondade em nós todos os dias de nossa vida!

Ser bom não é ser bobo!

Se engana quem pensa que “pessoas boas sofrem mais decepções”.

Elas vivem em paz e de consciência tranquila porque, pessoas verdadeiramente boas, não criam expectativas e não esperam retribuição!

As pessoas boas, simplesmente fazem o bem, sem olhar a quem!

Não são bobas porque sabem que para não serem prejudicadas diante da sua bondade, precisam aprender a impor limites claros, assim, evitam que abusem da sua boa vontade!

A bondade não é inocente, ela não se deixa enganar, justamente porque não serve a interesses manipuladores!

A verdadeira bondade ultrapassa a mesquinhez do ego quando, desinteressadamente, se coloca a serviço com amor, e vivendo esse amor, consegue transformar conhecimento em sabedoria!

Nenhum conhecimento será o bastante se, a sua intenção, não estiver voltada para a obtenção da sabedoria.

Um conhecimento te dará competências e habilidades para fazer tarefas essenciais, mas é a sabedoria que vai te levar a realizar coisas grandes.

Essas coisas grandes trará a você benefício próprio, inicialmente, contribuirá para a sua evolução e crescimento pessoal e, posteriormente, conforme você passar a compartilhar toda a sabedoria que você adquiriu, você fará bem a toda a humanidade.

Faça o bem, viva generosamente, e elimine os ressentimentos um a um, essa sua atitude amorosa e positiva vai te levar a uma compreensão profunda e verdadeira a respeito do verdadeiro propósito da sua vida.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca. Se você se sentiu tocado com esse texto, envie uma mensagem por direct, e vamos formar uma linda egregora do bem! *Foto de Jon Ly no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA e SEU AMIGO GURU. Neurocoaching e Mestr em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram.