Quem se vitimiza sempre espera que os outros façam aquilo que ele deveria fazer

Você conhece alguém que se vitimiza e vive pedindo favores aos outros, quando ele mesmo poderia fazer aquilo que ele pede?

Quem se vitimiza acaba depositando a responsabilidade da sua vida nas mão dos outros e sofre quando a sua vontade não é atendida. Ele não consegue se doar para os outros sem se sentir injustiçado e cobra que todos a sua volta se doem para ele.

Durante minha jornada eu aprendi o porquê escutamos tanto falar em doar-se para o outro. E o porquê isso pode transformar nossa vida, verdadeiramente.

Quando passamos a nos entregar para o outro, a nos doar, conseguimos enxergar as coisas de uma maneira mais simples. Passamos a sentir as coisas de maneira mais leve.

Quem não se conhece, geralmente, cobra atitudes do outro que ele mesmo não faz.

Doar-se pelo próximo não significa colocar outra pessoa acima de você. Lembrem-se do que eu sempre falo aqui:

Você precisa se amar, antes de amar outra pessoa e para se amar você precisa se conhecer.

Experimente fazer algo por alguém próximo, sem esperar nada em troca. Não importa se é buscar um pão na padaria ou qualquer outra coisa. Apenas faça algo, seja útil.

E se aquela pessoa for daquelas que reclamam por tudo, melhor ainda rsrs, esse é o momento de você entender na pratica o que é doar-se.

Faça o que tem que fazer e se a pessoa reclamar, concorde, pergunte como pode fazer melhor da próxima vez.

Isso deixará a pessoa reflexiva, e por dentro, você pode ficar tranquila sabendo que fez o melhor que podia no momento.

Experimente!

Não vai ser fácil, mas os micros resultados são o primeiro passo para sua transformação.

Você se sente uma pessoa injustiçada ou não validada? Você costuma se vitimizar frente as situações da vida?

Se você respondeu que sim, me chame no direct @rhamuche para que você possa superar essa característica que sempre te leva a obter resultados negativos em todas as áreas da sua vida.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.