Autores

Quem engole sapos, acaba se intoxicando com o veneno dos outros!

Quem engole sapos, acaba se intoxicando com o veneno dos outros!

Se você é uma pessoa que não consegue expressar o que sente, você claramente não sabe lidar com as suas próprias emocões. E quando você não consegue organizar os seus pensamentos para dizer o que é preciso quando a situação pede, você somatiza, e se envena com a toxidade dos outros.

Se você sente que a conversa vai ser difícil, você evita a pessoa, abre um sorriso amarelo, e finge que não se sentiu ofendido, ou não liga. Mas no fundo, lá dentro de você, as emoções estão em ebulição e o seu silêncio te adoece aos poucos.

Não beba o veneno, sem ter certeza que você terá o antídoto. Porque quando você escolhe não expressar o que você sente diante de uma situação que fere os seus valores por medo ou preguiça, é você quem acaba envenenado.

Mas o que você pode fazer diante daquilo que te desagrada e te incomoda? Como fazer para não beber esse veneno?

Você precisa olhar para a situação como um observador e falar com clareza, objetivamente, sem se alongar demais.

Você precisa passar a sua mensagem de uma forma segura, verdadeira, sem ofender ninguém.

Evite vomitar as suas angustias e descontentamentos de uma forma raivosa e cheia de acusações. Você pode falar o que pensa com respeito.

Não coloque peso demais nas palavras, espere o seu tempo de fala, escolha um momento em que o outro esteja mais sereno e aberto ao diálogo.

Mas não desista de dizer o que você precisa dizer, não guarde para você porque tudo o que você guarda, cresce. E uma hora, sem mais nem menos, você explode e diz o que não precisava dizer, depois se arrepende.

Não tenha medo de dizer o que você sente, se o que você quer dizer é importante pra você, dependendo de como for falado, o outro passa até a te admirar depois. Porque as pessoas percebem quando a gente está seguro em nossas avaliações.

Mas o contrário também acontece. Quando você não sente segurança naquilo que você quer dizer, e só tece julgamentos, faz exigencias e cobranças, o outro não valida a sua fala e a conversa desanda para uma situação de conflito, que poderia ter sido evitada, se você tivesse refletido antes de falar.

Quer parar de engolir sapo e se envenenar com a toxidade dos outros? Aprenda a impor limites claros com educação. Você pode ser firme e gentil. Não precisa ser grosso e arrogante para ser acertivo.

Se você só reage e critica as pessoas depois que a situação acontece, e não diz o que você sente, quem bebe o veneno é você.

Aprenda a expressar o que você sente com amor, e você vai sair de situações complicadas com elegância.

Quer aprender como fazer isso? Me chama no direct @rhamuche e agende uma consulta individual.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Hunter Newton no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Robson Hamuche

Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago