Quem age como se fosse superior, demonstra a sua inferioridade!

As pessoas que, constantemente, tentam se mostrar superiores aos outros, talvez, na verdade, podem estar escondendo sentimentos de inadequação ou insegurança.

São pessoas que se sentem intimidadas com o seu dom ou talento e, por isso, agem com indiferença, desdenham, fazem piadas, humilham e recriminam suas ações para que você seja invalidado em suas habilidades e competências.

Em muitos casos, esse “ar” de superioridade é uma tentativa de compensar as suas próprias sombras interiores, usando uma atitude arrogante como uma máscara.

Eu consigo perceber quando falta humildade nas interações humanas. Quando alguém procura se destacar ou se elevar desmerecendo o trabalho ou a ação de uma outra pessoa. Quando existem interesses de levar vantagem com a queda alheia.

Essas pessoas que querem mostrar que são superiores, ou porque possuem mais contatos, ou porque participaram de eventos ou cursos caros, ou porque criaram um personagem indestrutível, muitas vezes, acabam se perdendo diante da história que inventaram para si e para os outros.

Infelizmente, elas ainda não entenderam que é mais eficaz e gratificante ser genuíno, respeitoso e estar sempre disposto a aprender com os outros.

A verdadeira superioridade é aquela que se coloca diante da vida com humildade para crescer como pessoa, é aquela que não perde nenhuma oportunidade de aprender com os outros, mas principalmente, de contribuir positivamente para o mundo ao seu redor.

No entanto, muitas pessoas se ocupam apenas em estar preparadas para encobrir suas próprias inseguranças ou sentimentos de inferioridade. Isso pode se manifestar de várias maneiras, como arrogância, prepotência ou um comportamento condescendente e indiferente em relação aos outros.

Pessoas que são realmente confiantes e seguras de si não sentem a necessidade de afirmar constantemente sua superioridade sobre os outros.

Elas são capazes de considerar o valor de todas as pessoas e não se sentem ameaçadas pela competência ou sucesso dos seus colegas, pelo contrário, elas sempre se colocam a disposição para ajudar no que for preciso.

Mas quem demonstra um comportamento arrogante ou prepotente, muitas vezes, mascara a sua verdadeira intenção, são pessoas interesseiras que só se aproximam e são gentis com pessoas que podem lhes oferecer algo que para elas é muito valioso, geralmente, dinheiro e projeção social. Mas com aqueles que elas não conseguem tirar vantagem, são indiferentes e insensíveis.

Isso pode ser uma forma de compensar as suas próprias deficiências percebidas. Com isso, agem sem consideração e, geralmente, não conseguem aceitar a si mesmos e aos outros com empatia. É preciso treinar o olhar para identificar essas pessoas e também, perceber se não somos nós quem estamos querendo tirar vantagem de alguém. Esse também é um processo de autoconhecimento. Se você precisa de ajuda para criar relações genuinas e desenvolver a humildade para melhorar as suas relações, digite TERAPIA ou MENTORIA. Eu posso te ajudar.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.