Comportamento e Psicologia

Que me desculpem os acomodados, mas eu me tornei seletiva

Acontece que, de uns tempos para cá, percebi certo estranhamento de mim para mim. Entende? Percebi que muita coisa havia mudado: gostos, rotina, prioridades, amigos. E, sim, eu percebi que estava me tornando seletiva. Não era a todo lugar que estava disposta a ir e… Nossa, será que estou ficando velha? Eu me perguntava.

Depois percebia que não me sentia bem, no sentido de me sentir à vontade com todas as pessoas. O que antes acontecia, agora não acontece mais. Fui ficando “chata”. Não era qualquer lugar, qualquer pessoa, qualquer tempo…

Eu era exigente, e me tornei seletiva.

No começo, eu me culpei bastante, achei que estava sendo chata, mas depois comecei a perceber que, na verdade, eu estava me priorizando. Sim. Primeiro, porque não é com todas as pessoas que nos sentimos bem. E está tudo bem. Segundo, porque não precisamos sempre estar dispostos a sair, às vezes, só queremos a calmaria do nosso lar, uma boa série (e já deixo a deixa para minha série favorita, The Handmaid’s Tale) e uma boa noite de sono. Terceiro, porque precisamos parar de nos cobrar tanto socialmente.

Depois de um tempo, você percebe que o tempo é realmente algo valioso.

Com tantas coisas para fazer, dar conta, tantos compromissos, rotina (acordar cedo, voltar tarde, trabalhar muito, estudar…), você começa a priorizar o tempo que sobra com o que realmente lhe importa, com quem realmente lhe faz bem. E aí, meu querido leitor, não é qualquer lugar que nos cabe, não é qualquer pessoa que serve e, sim, nós nos tornamos seletivos. Que bom. Uma pena que demoramos tanto tempo para priorizar o que nos importa.

Precisamos dedicar tempo, precisamos saber quem nos faz bem, quem não faz, quem nos acrescenta e quem nos diminui. Isso é priorizar a si mesmo também.

Aprendi isso. Dói muito, mas aprendi que só se ama os outros amando a si mesmo.

Thamilly Rozendo

Estudante de psicologia, apaixonada por artes, música e poesia. Não dispensa um sorvete e adora um pastel de feira com muito requeijão, mesmo sendo intolerante a lactose. Tem pavor de borboletas, principalmente as no estômago.

Recent Posts

Pare de se iludir: Estes 3 sinais mostram se você está (ou não) com a pessoa certa

No mundo atual, com o avanço da tecnologia, se tornou muito mais fácil conhecer pessoas…

5 dias ago

Profecias sombrias para 2026: Nostradamus fez previsões assustadores que prometem abalar o mundo

O início de 2026 está bem próximo e com isso, nas redes sociais, já começam…

5 dias ago

O universo encerrará um ciclo de dor para 5 signos antes do Natal

Finalmente, mais um ciclo kármico está prestes a chegar ao fim e a vida de…

5 dias ago

Carta psicografada atribuída à namorada de Cristiano Araújo emociona fãs ao relatar acidente e chegada ao plano espiritual

Recentemente, viralizou nas redes sociais, uma suposta carta psicografada atribuída a Allana Moraes, namorada do…

5 dias ago

Luciano Huck vira alvo de polêmica após vídeo no Xingu: Apresentador culpa direção de arte e esclarece pedido sobre celulares

Recentemente, nas redes sociais, o apresentador Luciano Huck virou alvo de críticas nas redes sociais.…

5 dias ago

Milionária diz que não merece sua fortuna e decide se livrar dela

Ter uma herança bilionária é o sonho de muita gente. Para Marlene Engelhorn, no entanto,…

1 semana ago