Autores

QUE AS TEMPESTADES RENOVEM AS ESPERANÇAS

Temos muito medo de fracassar em várias situações de nossas vidas. O erro não é gentil, nunca é fácil e nos obriga a encarar nossas falhas de frente. Estaremos sempre evitando esse confronto com as consequências de nossas escolhas, pois perder ainda nos é penoso e traz vergonha, por mais que saibamos que nem sempre ganhamos, nem sempre temos razão, nem sempre nos apaixonamos pela pessoa certa. Crescer requer dor.

Estamos dispostos a colher os louros de nossas vitórias e de nossas conquistas, mas nunca parecemos aceitar a inevitabilidade dos reveses que fazem – e sempre farão – parte de nossa lida diária. Gritamos o nosso sucesso a quem quer que seja, mas tendemos a retirar de nosso histórico pessoal os tombos que levamos, embora venham deles nossas maiores lições de vida. A gente quer ganhar sempre, acertar o tempo todo, receber somente elogios, ser reconhecido em nosso trabalho, ser aprovado pela maioria, a começar pelos pais. Crescer requer erros.

Porém, o destino não se esquece de ensinar a ninguém e acaba nos colocando, dia sim e no outro também, em situações de dificuldade, como que nos testando a persistência em viver, em não cair, à revelia de quaisquer tempestades emocionais. É então que aprenderemos a lidar com nossos medos e fraquezas, sentindo-nos martelar uma dor, no fundo da alma, esgarçando nossos sentidos avassaladoramente. O propósito sempre é o nosso fortalecimento, a aprendizagem que aprimora e refina nossa essência, tornando-nos mais fortes e humanos. Mesmo que nada daquilo faça sentido, quando no meio do maremoto, futuramente conseguiremos olhar para trás agradecidos pela oportunidade que tivemos de mudar atitudes e pensamentos indesejáveis. Crescer requer gratidão.

Seremos também testados incansavelmente em nossa capacidade de nos reinventarmos, amargando o fim do que parecia eterno, desestruturando-nos verdades, redefinindo-nos conceitos e rasgando o véu cor-de-rosa com que insistimos em cobrir nossa visão de mundo. É preciso, portanto, que tentemos dimensionar os reveses da vida em proporções que não fujam demais à realidade dos fatos. Tendemos, infelizmente, a supervalorizar os aspectos negativos, afastando-nos da possibilidade de lutar contra eles, de resolvê-los e superá-los. Tudo há de passar. A dor se acalma aos poucos e o mundo vai ficando mais nítido. Com exceção da morte, enquanto houver vidas respirando, sonhos impulsionando e amor pulsando, ainda haverá luta, ainda existirá um novo rumo esperando-nos ali na frente. Crescer requer esperança.

Para visualizarmos novas saídas, entretanto, não podemos ter os olhos inundados por lágrimas em demasia, nem o peito obstruído por tristeza sem fim. Muita luta será necessária para que nos livremos dos empecilhos que atravancam nosso caminho, por isso a esperança jamais deve ser sufocada, mesmo que a escuridão seja massacrante, mesmo que a dor seja pesada demais, mesmo que nada mais pareça ter razão, pois sempre haverão de existir motivos que nos levem a querer continuar, a despeito de tudo e de todos. Porque o amanhã sempre será um novo dia, repleto de novas oportunidades, novos amores, novas amizades e novas chances de recomeçar.

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

11 minutos ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

1 hora ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago