Autores

Quando você oferece o seu melhor, e mesmo assim, não é o suficiente!

Quando você oferece o seu melhor, e mesmo assim, não é o suficiente!

Na teoria, todos somos livres para escolher quem amamos, e se, aparentemente, não está funcionando, somos livres para nos retirar a qualquer momento. Mas na prática, essa escolha se torna mais difícil quando sentimos a necessidade de mudar quem amamos.

Muitas vezes, ficamos procurando pessoas que recriem o amor que recebemos, ou não recebemos na infância. Dependendo de como aprendemos a amar ou ser amados, acabamos oferecendo esse amor, ou esperando esse amor dos outros, na vida adulta.

Se crescemos observando um amor desajustado entre os nossos pais, ou acreditamos que o tipo de relacionamento deles é o nosso ideal, poderemos nos tornar vulneráveis e insatisfeitos, ou nos conectar com pessoas que nos fazem sentir insufucientes.

O fato é que nos sentimos atraídos por pessoas que nos remetem ao amor que conhecemos na infância. Ou que nos levem a um lugar de memórias afetivas, com as quais, “achamos” que já sabemos lidar.

Nossos problemas geralmente são gerados porque continuamos a responder a pessoas atraentes da maneira que aprendemos a se comportar como crianças. Nós crescemos, mas o nosso amor continua apegado as carências da nossa criança ferida.

Por exemplo, talvez você tenha crescido com um pai extremamente raivoso, que muitas vezes, se extressava, ficava violento e levantava a voz. A sua reação, pode ter sido a de uma criança que internalizava a culpa, ou seja, se ele estava com raiva, você deveria ser o(a) culpado(a).

Nesse caso, você se fecha para as relações e se torna tímido. Agora, se um parceiro (a) fica zangado(a), você responde se escondendo e ficando de mau humor, você sente que a culpa pode ser sua, aceita as críticas, ae acumula muito ressentimento.

Ou você pode ter sido criada(o) por um pai frágil e vulnerável que se magoava facilmente, e agora, acaba se sentindo atraída(o) por um (a) parceiro (a) que não se responsabiliza, é fraco e exige que você cuide dele.

Você pode estar pensando que está condenado (a) a viver assim pro resto da sua vida, mas isso não e verdade, é possível mudar de um padrão infantil para um padrão de resposta mais adulto em relação às dificuldades nas relações pelas quais somos atraídos.

Você precisa aprender a se comportar de maneira adulta e não mais como a criança que você era. Porque quando você oferece o seu melhor, e mesmo assim, não é o suficiente, não é o outro o culpado, mas sim, a sua forma de amar e de atrair parceiros para a sua vida.

Você não é capaz de mudar o outro, mas é sim, capaz de mudar a si mesmo, consequentemente, você mudará também o tipo de pessoa que se sente atraída(o).

Quando você focar no amor que você quer receber e não, no amor que você já conhece, você vai sentir que isso é o suficiente.

E se você sente que precisa de ajuda para transformar definitivamente a sua forma de amar, me chame no direct @rhamuche, eu posso te ajudar.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Vin Stratton no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Robson Hamuche

Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago