Quando um casal briga devemos meter a colher sim!

Ninguém se propõe a viver um relacionamento doentio e todos os seres humanos buscam uma versão do famoso: felizes para sempre. Mas por alguma razão, às vezes isso não acontece e o que era pra ser promissor acaba se tornando maléfico.

“Um relacionamento tóxico é aquele que afeta negativamente a saúde e o bem-estar de uma pessoa e o mais grave é que a pessoa começa a acreditar que merece aquela situação e passa a viver em um círculo.”

Em um relacionamento tóxico as pessoas tendem a gastar muito de seu tempo e energia em coisas negativas como ciúme, possessão, brigas.

“E essa relação acaba influenciando todas as outras áreas. Por isso, é tão comum que as pessoas que vivem uma relação doente, sofram com outros problemas, como doenças e falta de dinheiro”.

Do lado de fora pode parecer fácil detectar uma relação tóxica. Mas as coisas ficam mais complicadas quando vistas de dentro, uma vez que a toxidade pode frequentemente ser misturada com alguns flashes de romance.

“É difícil enxergar uma relação abusiva porque não é tão simples admitir que estamos sendo abusadas por alguém, e, ainda mais, se esse alguém for alguém que julgamos tanto amar.

Uma relação tóxica não acontece de um dia para o outro, leva tempo, até nos “cegar”. A pessoa pode acabar usando chantagens emocionais, muitos pedidos de desculpas, flores e presentes somente para burlar todo o mal que acaba nos causando”.

Se você se sente sempre pisando em ovos para falar qualquer coisa com medo do seu parceiro brigar ou se você não sente mais reciprocidade no relacionamento, investindo muito tempo, sentimentos e até mesmo dinheiro e não recebe nada em troca é à hora de parar e pensar se vale mesmo à pena continuar.

Se você perceber que seu parceiro é ciumento, competitivo e não fica feliz com suas vitórias, além de sempre querer controlar sua vida, suas roupas, dinheiro e etc, isso é um grande indicativo de relacionamento tóxico”.

Em uma relação assim as pessoas tendem também a sentir seu senso de valor próprio diminuir drasticamente.

Você deve examinar até que ponto seu parceiro contribuiu para esse resultado. Se ele te rebaixa, critica, julga, desrespeita ou ignora você é à hora de ir embora.

Você merece viver uma amor de verdade, nenhum homem e nenhuma mulher deve ser o motivo da sua felicidade ou infelicidade.

Você é o único responsável por se sentir feliz diante da sua própria vida, e se alguém está impedindo que você expresse a sua felicidade genuinamente, você precisa mudar a rota, buscar novos ares e se entregar a um amor que realmente seja amor, e fugir, de um pseudo-amor que finge ser o que não é.

Se a briga é uma constante, se a falta de respeito é clara, se você não encontra apoio para atingir os seus objetivos, se a vida a dois é um mar de lamentações, não espere se afogar, nade até a margem e vá ser feliz.

Briga não é sinônimo de preocupação ou cuidado é simplesmente um sinal de que vocês não estão na mesma sintonia, e que estão querendo controlar, mudar um ou o outro.

Quem briga demais não aceita quem o outro é, quer tudo a sua maneira, quer fazer do parceiro um fantoche e isso não é amor.

Amor é pacifico, é lar seguro, é harmonia, é construção de vínculos nobres… Aprenda a identificar o que é amor e o que é apenas desejo do ego.

Se você está vivendo uma situação assim e não consegue se libertar, me chame no direct @rhamuche e procure ajuda, não ache que pode resolver sozinha.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto: Reprodução/Youtube

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.