Autores

Problemas são lagartas, atitudes… borboletas

Problemas entram em nossas casas, muitas vezes, sem serem convidados – e pior – às vezes os convidamos para entrar, mas preferimos fingir que não!

Existe um comportamento, claramente perceptível, entre os usuários de redes sociais: as frases motivacionais são sempre as mais curtidas, comentadas e compartilhadas. Que o diga padre Fábio de Melo, seu dom da palavra sempre toca o coração das pessoas. Mas, por quê?

A verdade é que estamos sempre passando por um momento de provação: algumas vezes, esses “testes da vida” são mais leves e nos exigem um exercício de paciência, mas em outros momentos, eles parecem ser como as “provas finais” e soam como tudo ou nada em nosso caminho!

Um parente mais complicado que perturba a paz familiar, a doença de alguém amado, uma dívida que parece não ter como ser quitada, um sonho interrompido bruscamente ou um desemprego que dura mais que o previsto, exigem de nós CORAGEM!

E como humanos que somos, antes da coragem, vem o medo!

Sair da nossa zona de conforto, mudar hábitos, ter que se esforçar em prol de algo que não se destina a nós, mas a alguém, se expor mais do que gostaríamos em determinadas situações, demonstram o que parece óbvio: a vida não é perfeita! E cobra de nós, diariamente, atitudes!

Por isso, o primeiro passo é aceitarmos que estamos passando por determinada situação.

É necessário sermos realistas!

Problemas entram em nossas casas, muitas vezes, sem serem convidados – e pior – às vezes os convidamos para entrar, mas preferimos fingir que não!

Realidade quando aceita, nos leva à parte mais dolorosa: se fazer de vítima ou pegar o boi pelo chifre, como diziam nossos avós! Ambas escolhas não são confortáveis e nem agradáveis!

Se vitimizar como se não pudesse fazer nada a respeito ou tornar-se uma leoa defendendo os filhotes?!

Vítimas, normalmente, estão hospitalizadas! Mas, leoas – mesmo feridas – podem salvar sua prole!

Em qual papel você deseja se colocar na sua vida?

A pessoa que está à deriva, sendo sacudida pelas ondas ou a que tenta remar até mesmo com os próprios braços? Vale chorar, enquanto rema? Vale!

Pode parar de remar por um tempo, por causa da dor nos braços? Claro que pode!

A questão é que escolher agir, não nos poupa a dor, as lágrimas e as frustrações, mas faz algo extremamente valioso: agir nos leva para um outro lugar e nos faz caminhar para um momento diferente!

Agir é como abrir um livro cujas páginas são lidas aos poucos. De repente: chegamos ao final! E na última página iremos perceber que algumas coisas ficaram pelo caminho, inclusive quem nós éramos no início daquela história!

As cigarras trocam a “casca” para crescer, lagartas não voam, por isso se transformam em borboletas e camaleões mudam de cor quando confrontam outros de sua espécie.

A natureza – da qual fazemos parte – demonstra como nascemos aptos para nos transformar e lidar com as adversidades.

E no caso de nós humanos, o único impeditivo vem da nossa mente: essa caixinha de asas grandes, e ao mesmo tempo, cercas fortes!

Cristiane Mendonça

Jornalista, mineira e amante de uma boa prosa! Cris Mendonça escreve há mais de dez anos crônicas, contos e artigos sobre o nosso cotidiano, ao mesmo tempo tão simples e tão rico, sobre nossas relações e memórias afetivas, sobre humor e comportamento. Dicas de livros, filmes e séries também estão na pauta positiva da Cris.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago