Destaque

Por que você precisa assistir “Um sonho de mil gatos”.

Por que você precisa assistir “Um sonho de mil gatos”. Uma história que ensina de forma lúdica como funciona o sistema de crenças.

Em agosto de 1990, Sandman #18 veio a público com a história “Um Sonho de Mil Gatos”. A protagonista é uma gata siamesa que, após ter sua ninhada morta pelos próprios humanos que a acolheram, tem um encontro com o “Gato dos Sonhos”. Ela exige saber o porquê tudo aquilo aconteceu. Ela queria entender se existia alguma regra universal que justificasse a morte de seus filhos e a escravidão felina imposta pelos humanos.

Para responder as suas perguntas, a divindade onírica conta uma história.

A história contada por Morfeus, em forma de gato, fala sobre um passado longínquo onde felinos gigantes reinavam na terra e o homem era a presa destes seres ancestrais, mas tudo mudou quando mil seres humanos sonharam com o mundo onde vivemos hoje.

Teoricamente, para que a raça dos felinos voltasse a reinar e se livrasse dos flagelos do dia-a-dia, pelo menos mil gatos deveriam fazer o mesmo.

Mas, há uma variável nesta história onde Gaiman traça uma ponte ligando o universo de Sandman com o do leitor.

O Gato dos Sonhos também explica à siamesa que a atual raça dominante remanejou todo o espaço-tempo, portanto nunca houve de fato um passado glorioso de felinos gigantes.

Isso, entretanto, não anularia o poder da empreitada dos mil sonhadores. Assim sendo, a gata sai mundo afora espalhando a boa nova que transformaria o universo a favor deles.

Mais próximo do final da história de Sandman, após uma comunhão ministrada pela gata siamesa, um gatinho devoto conversa com um vira-lata sobre os ensinamentos do culto.

Este segundo gato não abraça totalmente as lições. Não gosta da ideia de ser “obrigado” a fazer alguma outra coisa só porque outro gato falou. E isso é totalmente válido.

Ele ouviu a história, mas ela ressoou de uma forma diferente nele.

Isso indica que a empreitada dos mil gatos sonhadores dificilmente se concretizará, pois nós leitores puxamos esse cenário e o colocamos ao lado do nosso. Várias pessoas entram em contato com as mais distintas egrégoras. Nem todas são tocadas pelas sagradas palavras apresentadas.

Todavia, isso não torna a participação dos devotos menos importante.

O filme fala sobre modelos de vida. Caminhos espirituais dotados de virtudes e promessas de dias melhores.

O gatinho mais jovem consegue falar com a siamesa e diz com toda certeza do coração dele que acredita no evangelho. E ela responde dizendo que “então há esperança”.

A crença do devoto pode não mudar o mundo da forma magnânima que lhe foi prometida, mas sua base estabelece novos parâmetros para sua vivência.

Um sistema de crenças altera comportamentos, renova pontos de vista e torna o indivíduo mais confiante na procura do dia-a-dia, e isso vai além do que já conhecemos em forma de igrejas.

Um sistema de crenças pode surgir a qualquer um baseado em suas referências e opiniões sobre o mundo afora. Trata-se de um fenômeno que vive dentro e fora do espectro religioso “oficial”.

Portanto, leitor, eu o convido a se sentir confortável com o que acredita, pois assim como o gatinho da história, suas virtudes tornarão sua vida mais leve e, mais importante ainda, significativa.

*DA REDAÇÃO RH. TEXTO ESCRITO POR Victor Phols – é escritor iniciante. Quadrinhos, Heavy Metal e Monstros Gigantes são sua santíssima trindade. Publicado originalmente em Quadrinheiros.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Muitos perderam tudo, mas tendo vida, se tornaram heróis!

Muitos perderam tudo, mas tendo vida, se tornaram heróis! Inúmeras pessoas perderam tudo nas enchentes…

1 dia ago

Toda dor que parece não ter remédio é mágoa revivendo o passado no presente.

Toda dor que parece não ter remédio é mágoa revivendo o passado no presente. Uma…

1 dia ago

“Foi Deus”: Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive após oração da mãe.

“Foi Deus”: Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive…

1 dia ago

Cuidado para não se envolver em um relacionamento… sozinha! Quem quer não deixa dúvidas!

Cuidado para não se envolver em um relacionamento... sozinha!Quem quer não deixa dúvidas! Quando o…

2 dias ago

Projeto usa testes genéticos para estudar a inteligência humana e gerar diagnósticos mais precisos.

Projeto usa testes genéticos para estudar a inteligência humana e gerar diagnósticos mais precisos. O…

2 dias ago

Olhe para os problemas para trazer soluções e não para criar mais problemas!

Olhe para os problemas para trazer soluções e não para criar mais problemas! Eu sei…

2 dias ago