Autores

Por incrível que pareça, pessoas sensíveis são muito fortes

Imagem de capa: Zolotarevs, Shutterstock

Pessoas sensíveis fortalecem-se porque não escondem o que sentem, o que são, por isso mesmo se cercando de afetividade, de sentimentos puros, de gente que fica com verdade, tornando sua vida mais rica e especial.

Uma das confusões que trazem danos ao convívio social, aos relacionamentos em geral e ao nosso aprimoramento pessoal, vem a ser a falsa ideia de que, para ser forte, uma pessoa deve ser fria, distanciando-se de atitudes que demonstrem sensibilidade. Ou seja, somos, sob essa ótica, levados a evitar lágrimas, tristeza, compaixão, carinho, como se a afetividade nos tornasse mais fracos e mais sujeitos às decepções com as pessoas, com a vida.

É lógico que precisaremos manter o equilíbrio interior em ordem, uma vez que a qualquer tempo poderemos levar um daqueles tombos que costumam pontuar a nossa trajetória. No entanto, não é preciso robotizar-se, despir-se de humanidade, para que se consiga atravessar as tempestades da vida sem sucumbir de todo. Tornar-se alguém frio e insensível não significa necessariamente se tornar uma pessoa que dura mais.

A sensibilidade, ao contrário do que muitos pensam, é extremamente importante ao nosso amadurecimento e à evolução de nossos passos. Quando nos sensibilizamos com a dor alheia, inclusive ajudando o próximo a sair de suas escuridões, acabamos entrando em contato com acontecimentos dolorosos e, embora não estejamos inseridos neles, essas experiências nos ajudarão a lidar com a dor quando chegar a nossa vez.

Da mesma forma, sair de nós mesmos, enxergando as necessidades do outro, para além de nosso próprio umbigo, leva-nos ao entendimento de outras realidades que não as nossas, à compreensão de que cada pessoa possui suas próprias experiências e passou por lugares onde jamais estivemos. Isso nos amadurece, pois evita-nos os julgamentos pré-concebidos sobre quem mal conhecemos.

O desenvolvimento da empatia que a sensibilidade traz também nos leva a ser capazes de enxergar a nós mesmos com os olhos do outro, pois então conseguiremos nos colocar no lugar das pessoas que convivem conosco, percebendo que muito do que recebemos de fora é consequência direta daquilo que nós fazemos, da forma como agimos e tratamos as pessoas à nossa volta. Assim é que conseguiremos nos transformar em alguém melhor, alguém que age pensando não somente em si mesmo.

Pessoas sensíveis, como se vê, fortalecem-se porque não escondem o que sentem, o que são, por isso mesmo se cercando de afetividade, de sentimentos puros, de gente que fica com verdade, tornando sua vida mais rica e especial. Não escondem as lágrimas, não se fecham aos encontros mágicos que a vida proporciona, não hesitam em ajudar o próximo, rodeando-se por sorrisos alentadores e mãos que afagam a alma. Isso, sim, fortalece e ampara o caminhar seguro ao encontro da felicidade.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago