Comportamento e Psicologia

Pesquisa revela que Depressão é tão prejudicial para o coração quanto fumar!

Pesquisa: A depressão é um poderoso fator de risco para doenças cardiovasculares.

Pesquisas mostram que a depressão é um fator de risco independente para doença cardiovascular, igual ao tabagismo. Sim, a longo prazo, a depressão é tão prejudicial quanto fumar. Pense em ataques cardíacos, colesterol, diabetes, obesidade e pressão alta.

Parte do motivo é que a depressão causa um estado pré-inflamatório. Ativa a cascata inflamatória para que eventos como ataques cardíacos e derrames tenham maior probabilidade de ocorrer.

A outra explicação é que tentar evitar, que faz parte da depressão, resulta em compulsão alimentar, em não se exercitar e pular medicamentos. Essa retirada passiva da solução proativa de problemas é característica da depressão – estar estressada ou esgotada.

É por isso que o trabalho de estreita colaboração com médicos de cuidados primários usando o modelo de Cuidados Colaborativos é importante. Refere-se a psiquiatras que trabalham com médicos de atenção primária, especialistas e outros terapeutas como uma equipe. Essa é a mudança mais significativa na prática da psiquiatria nos últimos 10 anos.

Na prática, isso significa três coisas:

Tentando melhorar os sintomas depressivos o mais rápido possível, porque eles são vistos como biologicamente nocivos para o corpo.

Isso apóia o uso de testes farmacogenômicos para verificar quais medicamentos têm maior probabilidade de sucesso e quais podem causar efeitos colaterais.

Tomar o medicamento certo pela primeira vez é vital para melhorar os resultados. Este teste é feito com um cotonete indolor na bochecha. Aumentar a dose do medicamento o mais rápido possível é também útil.

O estresse contribui para a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol. Por isso, piora o risco cardiovascular.

Como o estresse crônico ou o burnout se sobrepõe aos sintomas depressivos, é importante que os psiquiatras tratem o burnout como um objetivo específico da terapia.

Amortecedores contra o desgaste: incluir exercícios, melhorar os desafios de trabalho e relacionamento. Relacionamentos tóxicos são realmente fatores de risco, e é preciso ter uma boa noite de sono.

Há necessidade do psiquiatra de orientar os pacientes sobre fatores de risco cardiovascular, como glicose no sangue, pressão alta, hiperlipidemia e tabagismo.

Melhorar essas necessidades deve ser um objetivo da terapia.

A fim de conseguir isso, a terapia tem de ter curto e longo prazo com metas. Os objetivos de curto prazo são melhorar os sintomas depressivos dentro de 10 a 12 sessões. Os objetivos a longo prazo são melhorar a saúde cardiovascular durante um período de um, cinco, 10 ou 20 anos.

Como digo aos meus pacientes:

“De que adiantará se ajudarmos sua depressão, mas daqui a um ano ou 10 anos você tiver diabetes ou derrame, o que poderíamos ter evitado?”

O papel de um psiquiatra como treinador de saúde é novo. A maioria dos psiquiatras trabalha em pequenos consultórios, isolados do resto da profissão médica. Eles não compartilham suas anotações médicas com outros médicos porque são vistos como super privados. Este é um remanescente histórico da psiquiatria relacionado ao seu estigma percebido. Isso precisa ser alterado, dado seu papel na promoção do bem-estar geral.

Conclusão: você e seu psiquiatra devem falar sobre risco cardiovascular e seu psiquiatra deve falar com seu PCP, especialista e outros terapeutas. É vital para melhorar os resultados cardiovasculares a longo prazo.

*Tradução e adaptação REDAÇÃO RH. Com informações Psychology Today.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

2 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

3 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

4 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago