Personalidade narcisista: Quando contrariado, humilha e ataca
Estamos na era do narcisismo, a internet e principalmente a mídia social potencializou uma personalidade que antes era apenas instintiva, usada como um modo de se proteger da desaprovação alheia, como posicionamento para reprodução e motivação.
Percebo que, de um modo geral, o excesso de liberação de dopamina devido às conquistas constantes de nossa sociedade, pode ter prejudicado a homeostase em nosso organismo, o equilíbrio tão necessário para o bem estar.
Dependendo da personalidade do indivíduo, este narcisismo pode chegar a um nível perigoso, que afeta não só a si mesmo, mas à outras pessoas.
O narcisismo consiste em desvios do ego que se refletem na maneira como a pessoa pensa, percebe, sente e se relaciona com os outros. Desta maneira, os narcisistas acabam criando uma realidade abstrata que os convêm.
Semântico, o narcisista pluraliza essa realidade abstrata não só para si, mas para outras situações e pensamentos.
Esta perturbação de como ele enxerga a realidade, a verdade do seu caráter e as suas próprias tendências comportamentais afetam diversas áreas da sua personalidade e desse modo, ele é capaz de modificar a maneira como “enxerga o mundo” e a si mesmo.
Essas perturbações afetam também o modo como ele gerencia as suas próprias emoções.
O narcisismo pode potencializar-se por diversos fatores, entre eles genético, como consequência de traumas que afetaram a sua autoestima, uma educação onde recebeu muitos mimos na infância ou até mesmo por conta das críticas excessivas impostas durante o seu desenvolvimento.
As respostas que ele decidiu dar as conexões entre o pensamento e o comportamento que envolvem o temperamento e a capacidade de gerir tensões ou, como mencionei acima, devido às influências do desenvolvimento tecnológico do mundo, internet e redes sociais, e suas consequências ao medo de expor a sua imagem verdadeira ao mundo.
Uma das características do narcisista se sobressai quando ele é contrariado. Um narcisista sempre responde as investidas contrárias atacando e humilhando o outro.
Narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos, mesmo que esses sejam produto da própria imaginação. Suas suposições são, em sua maioria, negativas.
Eles não sabem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições devido a ausência de maturidade emocional.
Quando contrariados, podem reagir com nervosismo apresentando extrema irritação e jogando toda a raiva em cima dos outros.
Essa atitude raivosa e intolerante está relacionada a baixa autoestima, geralmente, pessoas narcisistas são assim pois negam a realidade e querem forçar o outro a acreditar nas suas verdades inventadas. E quando percebem que foram desmascarados, eles agem com agressividade para disfarçar a insegurança.
Se você acredita que alguém com quem você convive ou você mesmo pode ter uma personalidade narcisista, fique atento a esses sinais:
1 – Senso exagerado de superioridade e importância.
2 – Ausência e empatia.
3 – Falta de percepção cognitiva.
4 – Realidade abstrata.
5 – Crença de ser especial e único.
6 – Necessidade de liderar.
7 – Busca ser o centro das atenções.
8 – Busca atenção mesmo que de forma negativa.
9 – Vaidade excessiva.
10 – Usa o tom de voz mais alto para sobressair.
11 – Controlador.
12 – Dificuldade em manter relacionamentos afetivos.
13 – Não sabe lidar com críticas.
14 – Possibilidade de comportamento arrogante.
Se você ou alguém que convive com você possui uma ou mais dessas características é bem provável que você ou a outra pessoa possuam uma personalidade narcisista.
Fique atento para que você não se exceda, caso você identifique que possui uma natureza narcisista. Busque ajuda, procure trilhar o caminho do autoconhecimento e trabalhar essas questões internas que te levaram a criar essa realidade paralela, onde só você importa.
Caso você conviva com um narcisista, não permita que essa pessoa se exceda com você. Se afaste, imponha limites e aprenda a dizer não para tudo o que ele faz e que pode estar te machucando.
*Foto de IsaaK Alexandre KaRslian no Unsp. *texto de Fabiano de Abreu – Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University;Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio,Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal; Três Pós-Graduações em neurociência,cognitiva, infantil, aprendizagem pela Faveni; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard; Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal. Neurocientista, Neuropsicólogo, Psicólogo, Psicanalista, Jornalista e Filósofo integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies-PT30079. E-mail: deabreu.fabiano@gmail.com.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
A moda está em constante movimento, sempre se reinventando ou voltando para estéticas esquecidas. Mas…
Quando você bate o olho nessa conta básica, logo pensa: “quem que não consegue resolver…
Recentemente, um novo experimento envolvendo uma inteligência artificial ultrapassou uma fronteira simbólica importante. Em uma…
Uma das dúvidas mais comuns entre homens de diferentes idades envolve desempenho íntimo: quanto tempo…
Se a alimentação tivesse um papel defensivo no organismo, alguns alimentos certamente estariam na linha…
A maioria das transformações poderosas não chegam com um aviso. Em muitos casos, a mudança…