Perigo: Fumar cotonete viraliza no TikTok. Brincadeira coloca em risco muitas crianças. Entenda:
Mais um risco à saúde das crianças está sendo propagado como brincadeira no TikTok!
Crianças estão participando de um novo desafio “fumar cotonete”. Por incrível que pareça, essa é a nova “tendência lançada nessa rede que é a mais utilizada por crianças e adolescentes.
Na verdade, o cotonete nem deveria ser utilizado e adquirido pelos pais, ele pode acarretar em danos graves, mas os jovens parecem estar distantes de compreender os seus perigos.
A notícia já está correndo em vários sites pelo mundo, em Portugal e Brasil podemos assistir vídeos dos jovens fumando cotonetes e dizendo que já se viciaram!
Entenda os perigos dessa brincadeira:
A necessidade de chamar a atenção, de ser visto, faz com que alguns jovens tomem atitudes perigosas por ignorarem os riscos. Mas temos que levar em consideração a imaturidade, assim como a falta de atenção e de educação em casa, e acabam participando de brincadeiras que são extremamente perigosas para a saúde.
As substâncias químicas tóxicas produzidas pela substância em queima, afetam o pulmão e o cérebro. Inclusive, afetam ainda mais a inteligência de quem fuma cotonete.
A inalação de fumaça causa danos cerebrais caracterizados por ativação de astrócitos, danos neuronais e axônicos mielinizados e hemorragia.
Partículas nos pulmões ou na corrente sanguínea podem alertar o sistema imunológico e desencadear inflamação no cérebro.
Infelizmente, a juventude ignora os riscos a longo prazo e não possuem maturidade para entender que estão prejudicando a saúde à toa.
O resultado tóxico da queima dessas substâncias é ainda pior do que a de um cigarro.
Emito esse alerta aos pais para que supervisionem e controlem o uso de app em casa. Suas crianças estão em risco e vocês precisam protê-los.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: deabreu.fabiano@gmail.com
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Com a chegada do mês de setembro, chega ao fim um ciclo de provações e…
Escolher o nome de um bebê é um dos momentos mais especiais para os pais,…
A maioria das pessoas buscam encontrar a sua alma gêmea. Esse encontro pode acontecer cedo,…
Recentemente, nas redes sociais, o nome do ex-ator da Globo, Jonatas Faro, voltou aos holofotes…
Ninguém gosta de ser enganado, mas reconhecer quando alguém não está sendo totalmente sincero nem…
Nos últimos anos, as relações amorosas vêm passando por transformações profundas. Muitos casais têm buscado…