Padre Fábio de Melo é diagnosticado com a Síndrome de Meniere. Entenda.
O Padre Fabio de Melo, recentemente declarou que foi diagnosticado com a Síndrome de Meniere, uma doença relativamente rara que afeta entre 50 a 200 a cada 100 mil adultos.
A notícia foi divulgada, depois que o padre participou do programa “Altas Horas”, da TV Globo, do início deste mês e foi extremamente critícado por estar com o rosto inchado, que muitos pensaram ser efeito de harmonização facial.
Por conta da polêmica, o padre veio a público e contou o motivo que o levou a ficar com o rosto inchado, a Síndrome de Ménière.
Mas o que de fato é essa Sindrome?
De acordo com informações da dra MAURA NEVES, da USP, publicada na Revista Ana Maria, os sintomas são, redução de audição, tontura, zumbido e sensação de ouvido cheio ou tampado que podem ocorrer simultaneamente ou não.
Ela ainda alertou que a causa mais aceita é um aumento da quantidade de líquido que preenche a orelha interna, que compreende cóclea (audição) e labirinto (equilíbrio).
“Esse aumento é chamado de hidprosia endolinfatica”, escreveu a dra.
Segundo a médica, esse aumento pode decorrer de “infecções virais, excesso de sal alimentar, doenças autoimunes, doenças vasculares e alergias”.
Os pacientes relatam tontura rotatória, vertigem com desequilíbrio, sensação de cabeça vazia. As “crises” podem ser severas e causar náuseas e vômitos.
Na maioria das vezes, o problema ocorre em apenas uma orelha, mas exames como a audiometria pode trazer um diagnóstico preciso.
Maura ainda alerta para a relação entre a enxaqueca vestibular e Meniere, que podem ocorrer ao mesmo tempo em cerca de 35% dos casos. Nestes casos, muitas vezes não ocorre a perda de audição associada ao Meniere, apenas dor de cabeça.
O tratamento consiste em medicamentos, mudança de alimentação e até cirurgia. Segundo Maura, é impressindível que paciente corte ou reduza o consumo de alguns alimentos como o sal, a cafeína, o àlcool e evite fazer jejuns prolongados.
É possível também que o paciênte passe por um tratamento para o controle de estresse e de alergias.
Foto: Padre Fábio no Programa Altas Horas com o rosto inchado.
Existe cura para essa Síndrome?
A dra mencionou um estudo com 108 pacientes com Meniere mostrou que, após nove anos, 54% não tinham tontura e outros 30% a tontura havia diminuído de intensidade o que corrobora um possível curso autolimitando do Meniere.
Esperamos que o padre Fábio de Melo consiga diminuir os sintomas e que a exposição do seu caso ajude a ciência a realizar mais pesquisas para ajudar não só o padre, mas todas as pessoas que sofrem com essa síndrome.
*DA REDAÇÃO RH. Fonte: Ana Maria/Catraca Livre
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…