Psicologia

Os otimistas são mais felizes no amor!

Você é otimista ou pessimista?
Para responder com mais segurança a essa pergunta, talvez você precise saber um pouco mais sobre como pensa e age uma pessoa otimista e como age uma pessoa pessimista.

Uma das diferenças mais marcantes entre esses dois jeitos de ser na vida é o fato de que o pessimista tende a considerar os problemas como definitivos e absolutos, enquanto que o otimista tende a vê-los como circunstanciais e passageiros.

Uma boa maneira de descobrir em qual modelo de comportamento você se encaixa é começar a observar quantas vezes você usa palavras como nunca, sempre, nada, tudo e por aí vai. Ou seja, sao palavras extremistas e inflexíveis bastante usadas pelos pessimistas quando uma situação não vai bem.

A questão é que, nos seus relacionamentos, os momentos mais delicados são cruciais para determinar se você consegue superar as dificuldades ou se desiste e abre mão deste para tentar um novo amor. E talvez seja exatamente essa decisão que esteja fazendo toda a diferença na sua felicidade afetiva.

E isso tem tudo a ver com o quanto você foca no positivo e no negativo. No quanto você valoriza as qualidades e os defeitos do seu par. No quanto você acredita que um problema é toda a relação ou é apenas uma fase ou uma parte dela.

Só para você ter uma ideia, foi feita uma pesquisa* com 54 casais desde o dia em que se casaram até 4 anos depois. Deste número, 16 deles se separaram e a pesquisa sugeriu que os casais que conseguem explicar as dificuldades e as diferenças com mais otimismo se sentem mais satisfeitos no casamento e a probabilidade de continuarem juntos aumenta consideravelmente.

Por outro lado, casais que veem as dificuldades com pessimismo, tendem a considerar bem mais rapidamente que o encontro não valeu a pena e desistem um do outro.

Observe que isso tem a ver com você. Com o seu jeito de ver a vida e interpretar os acontecimentos. Sim, porque, no final das contas, já sabemos que todos nós temos defeitos e que a convivência é uma arte longe de ser fácil.

Portanto, na maioria dos casos, não se trata dos defeitos do outro e sim do significado que você dá para a dinâmica do seu relacionamento. Tem a ver com a história que você conta sobre o que o outro faz de fato. Tem a ver com a sua disposição de focar no positivo.

Não é fácil, mas é simples. É, acima de tudo, uma questão de treino e vontade. De escolha e decisão! Então, que o primeiro passo seja dado em direção a um importante aprendizado: sermos mais otimistas e criarmos explicações mais positivas para os eventos vividos nos relacionamentos.

* Pesquisa citada no livro Felicidade Autêntica, de Martin Seligman

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Primeira dama de Sinop/MT se declara ao marido: “Te amo infinitamente!” e seguidores ficam admirados com a beleza dela.

Primeira dama de Sinop/MT se declara ao marido: "Sou muito grata por ter você ao…

9 horas ago

“Não permita que seu filho adolescente faça o que quiser só porque é desafiador lidar com ele”, desabafa o psiquiatra Leo Fraiman

"Não permita que seu filho adolescente faça o que quiser só porque é desafiador lidar…

10 horas ago

A pandemia da miopia: OMS estima que cerca de 50% da população mundial será míope até 2050.

A pandemia da miopia: Estudo desenvolvido na China mostrou crescimento de 11% na quantidade de…

11 horas ago

3 Estratégias para Lidar com um narcisista e deixar de ser vítima da sua manipulação.

3 Estratégias para Lidar com um narcisista e deixar de ser vítima da sua manipulação.…

11 horas ago

NÃO GASTE ENERGIA COM QUEM NÃO ACRESCENTA NADA.

NÃO GASTE ENERGIA COM QUEM NÃO ACRESCENTA NADA. Quando você se desgasta com coisas ou…

12 horas ago

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

1 dia ago