Espiritualidade

Os ciclos de 7 anos são realmente importantes?

É de conhecimento popular que os ciclos de 7 anos produzem crises. Mas será que isso tem uma explicação astrológica? Sim, esses ciclos de 7 anos podem ser relacionados com os trânsitos de nosso satélite – a Lua – ao redor da Terra e com os trânsitos do planeta Saturno ao redor do Sol. De fato, a Lua leva 28 dias e 1/4 para completar sua circunvolução ao redor da Terra e, coincidentemente, o planeta Saturno leva 28 anos e 1/2 para completar a sua circunvolução ao redor do Sol. Portanto, mesmo com uma uma rápida análise de nosso Mapa Natal, verificando a posição desses dois astros sobre o nosso Mapa Natal, poderemos detectar alguns períodos importantes que marcaram a nossa vida.

A Lua, nosso satélite, chamada de luminar (o outro luminar é o Sol) tem um significado muito importante em nosso Mapa. Ela oferece informações sobre as circunstâncias do nascimento, indica qual foi o nosso relacionamento com a mãe e a família, tão importantes para o nosso crescimento emocional que irá se completando ao longo dos setênios. Nos primeiros sete anos de vida, o bebê recebe todas as informações necessárias para forjar as suas reações emocionais diante dos desafios da vida. O Signo lunar e os os aspectos que a Lua forma com os outros planetas do Mapa, assim como sua posição (Casa Astrológica) no Mapa, irão indicar como o indivíduo irá fazer a sua integração psíquica e emocional da qual dependerá também sua integração no meio social. Essa integração também dependerá de quanto esse indivíduo irá avançar no caminho do auto-conhecimento. No desenvolvimento do bebê, e portanto na analise do Mapa Infantil, a ênfase maior na analise astrológica é dada à essa analise lunar, visto que é o relacionamento com a mãe que mostrará se e como as suas necessidades de sobrevivência, de conforto, alimento, aconchego estarão sendo satisfeitas. O ambiente familiar, social, econômico e cultural influenciarão para sempre as reações do futuro adulto diante da vida.

O Ciclo Lunar: aos sete anos aproximadamente, a criança começará o seu desligamento do ambiente materno, iniciando a vida social primeiro no ambiente escolar oficial. Nesse momento ele deverá se perceber como um indivíduo separado da mãe. Essa fase se desenvolveu aos 2 anos e 1/2, 5 anos, e 7 anos e 1/2. Atualmente, esse desligamento é muitas vezes acelerado pelas necessidades profissionais que as mães possuem, e por causa disso o acompanhamento de um terapeuta (psicólogo infantil), geralmente presentes nas creches e berçários, faz-se necessário para oferecer um suporte a essa criança. Quando o desligamento acontece de forma traumática (por morte ou afastamento brutal da mãe) esse apoio psicológico se fará ainda mais premente e será imprescindível para oferecer um equilíbrio emocional à criança.

Aos quatorze anos aprox., a criança inicia a fase adolescente, quando a Lua (no movimento forma uma oposição com a Lua do Mapa) e nesse período o indivíduo procura se diferenciar da figura materna. Foram escritos centenas de livros sobre esse período quando as crianças se tornam aborrecentes, enquanto alternam altos e baixos emocionais, crises de euforia e tristeza, enfrentam os limites impostos pela família enquanto forjam uma imagem de si próprios que não seja somente o reflexo do condicionamento familiar. Durante esse período a criança que se encaminha para idade adulta precisa de muita compreensão e de muito apoio, algo que nem sempre acontece, infelizmente.

Outra fase dessa crise lunar acontecerá aos 21 anos, e marcará um outro período de amadurecimento psíquico e emocional do indivíduo que agora estará em busca das conquistas nos relacionamentos pessoais e também nos meios sociais e profissionais. O ingresso na fase adulta causará um misto de euforia e apreensão e terá bons resultados dependendo do bom desenvolvimento do indivíduo nas fases anteriores.

O final do primeiro ciclo lunar acontece aos 28 anos aproximadamente. Nesse momento o indivíduo estará terminando a fase do desenvolvimento pessoal implementado na juventude para se preparar para a fase mais madura, que é a fase das maiores conquistas pessoais. O próximo ciclo lunar irá se desenrolando de 7 em 7 anos (aprox.) de forma similar ao primeiro e irá se completar por volta dos 56 anos quando o indivíduo adulto perceberá a necessidade de enfrentar o terceiro ciclo que será aquele do envelhecimento.

Similarmente, e logo após os acontecimentos das crises lunares (emocional e psíquica) acontecem as crises saturninas.

O Ciclo de Saturno. Aos 7 anos e 1/2 Saturno começa a mostrar ao indivíduo em crescimento a necessidade de assumir responsabilidades, seguir rotinas, aceitar limites. A criança precisa de regras claras para aprender as leis do convívio social e deve se submeter a essas limitações sem rebeldia, respeitando os superiores. Geralmente Saturno é comparado à figura paterna, que pode ser qualquer figura de autoridade que imponha regras e obediência. Dependendo do signo onde se encontra Saturno no Mapa, da casa astrologica e dos aspectos com os outros planetas, compreenderemos como essa criança irá amadurecer para se tornar um adulto responsável, aceitando limites e regras seja dentro do lar que no ambiente escolar e social. As crises saturninas acontecem logo após as crises lunares, como se o cosmo estivesse apresentando ao ser humano um exame de classificação periódico, uma espécie de avaliação de sua capacidade de aprendizado. Não esqueçamos que Saturno, o Pai Cobrador, poderá castigar esse ser quando isso for necessário! O Cosmo é sábio!

A integração entre o lado emocional e psíquico e o lado material e prático dependem sobretudo dessas crises com as quais o cosmo ajuda o indivíduo encarnado a caminhar rumo a sua evolução pessoal.
Se verificarmos esses dois ciclos em nossa vida, poderemos perceber como superamos essas fases e como aconteceu essa nossa evolução pessoal. A integração do ser encarnado é necessária para que a evolução aconteça. Quando avançamos sem o Conhecimento, repetimos erros sobre erros e acumulamos mais e mais carma. Sejamos responsáveis por nossa evolução. Aproveitemos a marcha direta de Saturno em Sagitário para investir no auto-conhecimento. Que tal investir numa consulta de astrologia?

Vamos unir nossos corações em manifestações afetivas e alegres e sobretudo otimistas e esperançosas. Tenham todos uma semana agradável e cheia de Luz Divina

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

13 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

13 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

14 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

4 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

4 dias ago