No Brasil, uma intensa onda de calor vem atingindo as regiões Sul e Sudeste e assim, elevando drasticamente as temperaturas.
Com termômetros marcando acima dos 40°C e sensação térmica que pode ultrapassar os 50°C, os especialistas alertam para os riscos à saúde e possíveis impactos no cotidiano da população.
A partir de quarta-feira (12), a onda de calor começará a se intensificar. Em São Paulo, os termômetros podem variar entre 33°C e 35°C na terça-feira e atingir 35°C na quinta-feira.
No Rio de Janeiro, as máximas podem superar os 40°C, aumentando a sensação de abafamento e os riscos de tempestades súbitas.
Contudo, devido ao aquecimento excessivo da atmosfera, há previsão de chuvas intensas e tempestades severas. O fenômeno da “convecção profunda” — quando o ar quente sobe rapidamente e o ar frio desce — pode gerar instabilidade atmosférica, favorecendo a formação de nuvens carregadas.
De acordo com as previsões meteorológicas, pode ocorrer vendavais e queda de granizo em alguns pontos.
O Sudeste, especialmente os estados de Minas Gerais e São Paulo, deve ser uma das regiões mais afetadas por essas tempestades, além do Sul do país.
Portanto, é recomendado que a população adote medidas preventivas contra o calor. Desse modo, evitando problemas de saúde como desidratação, insolação e hipertermia. Confira algumas recomendações:
Além disso, atenção especial deve ser dada a bebês, crianças pequenas, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, que são mais vulneráveis ao calor extremo.
Em casos de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) para assistência imediata.
Imagem de Capa: Canva
Antes de vestir o manto branco e comandar o Vaticano, Jorge Mario Bergoglio – o…
Você já imaginou viver sem carregar um celular no bolso? Para Bill Gates, esse futuro…
A Netflix acaba de adicionar ao seu catálogo um filme que rapidamente chamou a atenção…
Após o fim de um relacionamento com alguém narcisista, o que vem depois pode ser…
Os ovos são uma excelente fonte de proteína, vitaminas e minerais, além de serem versáteis…
Você tem o hábito de acordar no meio da madrugada, sempre entre 2h e 3h…