Conhecimento

O que podemos aprender com os conselhos que damos a nós mesmos?

O que podemos aprender com os conselhos que damos a nós mesmos? Mais de 400 pessoas foram questionadas sobre o que diriam se pudessem voltar no tempo!

Por Robin Kowalski

“Seu casamento termina em divórcio.”

“O não término da escola altera o curso da sua vida.”

“O vício destrói você.”

Se um cartomante nos dissesse que esses eventos eram o nosso futuro, certamente consideraríamos um caminho alternativo. Embora esse cenário seja uma impossibilidade prática, ainda podemos, com o benefício da retrospectiva, imaginar diferentes alternativas de vida através do pensamento contrafactual (“ Se ao menos eu não tivesse casado com ele”; “ Se ao menos eu tivesse terminado a escola”; “ Se apenasEu não tinha começado a beber ”).

E podemos refletir sobre os conselhos que ofereceríamos ao nosso eu mais jovem (“Não se case com ele”; “Vá para a faculdade”; “Fique longe do álcool”).

Nós prontamente pedimos conselhos a outras pessoas sobre todos os tópicos, de quem devemos namorar até quais investimentos devemos buscar e, portanto, o oferecemos livremente a outras pessoas.

Então, por que não refletiríamos sobre os conselhos que damos a nós mesmos? Por que não examinamos as ações que mudaríamos se pudéssemos voltar no tempo?

Eu e meu colega realizamos dois estudos perguntando às pessoas o que elas diriam a si mesmas, se elas seguiram esse conselho e se houve um evento crucial em sua vida relacionado a ele.

Nos dois estudos, mais de 400 participantes tinham muito a dizer para os jovens.

Embora a maioria dos conselhos se enquadre nas categorias de relacionamento (“Não se case, sob nenhuma circunstância”), educação (“Fique na escola; não abandone a faculdade, não importa como as promoções sejam recebidas”) e o auto (“Acredite em si mesmo”), outras categorias populares de aconselhamento incluíam finanças (“coloque dinheiro em uma conta poupança”), saúde (“cuide bem de seus dentes”), metas (“escolha um projeto e siga-o até o fim) através ”) e dependência (“ Fique longe do álcool ”). Embora tenhamos solicitado aos indivíduos que dessem conselhos a seus jovens, em nossos estudos.

Ao olhar para a orientação que as pessoas deram, algumas refletiam situações ou oportunidades perdidas que a pessoa não pode mais mudar.

Por exemplo, “Não tenha um filho aos 16 anos” não mudará o nascimento dessa criança em particular aos 16. Outros conselhos, no entanto, representavam escolhas para as quais ações corretivas ainda poderiam ser tomadas.

“Terminar a escola” ou “Beber menos e correr mais” são ações sobre as quais uma pessoa ainda pode fazer algo, dependendo da disponibilidade de financiamento e da motivação certa.

Assim, estávamos interessados ​​na medida em que as pessoas realmente seguiram os conselhos que ofereceram ao seu eu mais jovem. Nos dois estudos, mais da metade dos entrevistados disseram que o seguiram.

Os outros, presumiremos, ou não puderam fazê-lo porque não era mais viável ou porque simplesmente optaram por não fazê-lo, talvez porque não quisessem abandonar maus hábitos ou iniciar hábitos benéficos.

Também é possível que algumas pessoas não sigam seus próprios conselhos, porque, por mais bons que sejam, segui-los permanece difícil e ilusório (por exemplo: “Esqueça o que as outras pessoas pensam. Assuma riscos e faça o que você gosta de fazer) “;” Ame a si mesmo; você é amável “).

Realmente importa se seguimos as orientações que oferecemos ao nosso eu mais jovem? Aparentemente sim.

As pessoas que seguiram esse conselho em ambos os nossos estudos pensaram que o seu eu mais jovem os veria mais positivamente do que aqueles que não o fizeram.

De fato, quando perguntado: “O que a pessoa que você estava no ensino médio pensaria de você agora?” Muitos não seguidores acreditavam que seu eu mais jovem ficaria decepcionado.

Se seguir o conselho que damos a quem já fomos, pode fazer a diferença em nossa visão de nós mesmos, então, certamente, pensar nesse conselho é um exercício que vale a pena fazer.

Como parte do detalhamento das orientações que eles ofereceriam ao seu eu mais jovem, os participantes descreveram um evento crucial positivo ou negativo em sua vida, vinculado a esse conselho.

Por exemplo, uma pessoa descreveu seu evento principal dizendo: “Infelizmente, desenvolvi um problema com a bebida. Agora estou trabalhando duro para ficar sóbrio. ”Seu conselho para o jovem:“ Não beba.” Outro sujeito disse que o principal evento foi ela. pais se divorciando no ensino médio:

“Isso me ensinou todas as lições erradas sobre a vida. Todos se envolveram em sua própria dor, e ninguém perguntou sobre mim. Eu me senti completamente invisível e indesejável … Essa foi a primeira vez que lembro de toda a minha ideia de quem estava sendo destruído.”

O conselho dela era: “Obtenha ajuda profissional para seus problemas mentais. Isso não o deixa fraco.”

Esses eventos cruciais eram mais prováveis ​​de ocorrer entre as idades de 10 e 30, refletindo a colisão da reminiscência .

Quão útil é realmente pensar nos conselhos que damos ao nosso eu mais jovem? Talvez devêssemos deixar o passado passar e seguir em frente.

Embora nunca sugeríamos que alguém se afunde em seu passado e habite em um mundo cheio de arrependimento, nossos estudos sugerem que considerar esse exercício pode ser benéfico e pode dar perspectiva não apenas na visão atual de si, mas também na direção alguém gostaria que o futuro fosse.

Quase metade dos participantes do nosso estudo disse que os conselhos que eles ofereceram a si mesmos influenciaram a forma como se descreviam no futuro, com um quarto dos entrevistados dizendo que viam seu futuro como bem-sucedido e outros 13% dizendo que ele ou ela seria feliz.

Pensar nos conselhos que ofereceríamos ao nosso eu mais jovem também oferece a oportunidade de refletir sobre o nosso passado e se, em meio a possíveis situações traumáticas, sentimos ressentimento, aceitação ou talvez até gratidão.

O conselho também pode ser um lembrete útil das ações que precisamos adotar, daqui para frente: “Evite ser uma pessoa negativa”; “Avance de situações ruins”; “Cuide da sua família”; “Pare de permitir que as opiniões de outras pessoas esmaguem seu espírito.”

Embora não tenhamos como adivinhar para nos avisar sobre a destruição que possa estar por vir, podemos refletir sobre o nosso passado, pensar nos conselhos que ofereceríamos ao nosso eu mais jovem e usá-lo como um guia para o nosso futuro.

*Via Scientific American. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago