Conhecimento

O mal do século: A ansiedade que te faz desperdiçar o presente, temendo o futuro!

O mal do século: A ansiedade que te faz desperdiçar o presente, temendo o futuro!

Podemos definir a ansiedade como uma pendência, ou mais claramente falando, uma fuga da realidade, do presente, do agora, de tudo que de fato é verdadeiro.

É uma necessidade de ter que resolver algo e esse desejo de ter que resolver algo faz parte do instinto de sobrevivência, mas o que não fica claro é que “algo” é esse que precisa ser resolvido. Dessa indefinição nasce um sentimento de impotência, que invalida a ação no presente. Aí começam os problemas mais graves.

Essa necessidade vem da região mais primitiva do cérebro, aquela em que são armazenados os traumas, a negatividade, os medos a consciência dessa fuga. Isso é necessário para que possamos “nos salvar”, afinal, era na ansiedade que buscávamos a pulsão necessária para fugir do perigo desde os primórdios.

A ansiedade é um recurso interno que busca memórias de medo para que você possa se defender ou buscar uma solução rápida.

Podemos dizer que essa é a razão dessa memória do medo permanecer em nós.

Estamos muito ansiosos hoje em dia porque temos tantas pendências, e ainda criamos, diariamente, mais tantas!

Essas pendencias são frutos das situações já vivenciadas, e que não foram resolvidas por nós. Muitos conflitos emocionais que negligenciamos ao longo do tempo, e que acreditávamos já termos superado, acabam ressurgindo de tempos em tempos para nos mostrar que não estamos no controle, que só dizer que já superou não é o suficiente, e de fato, por não darmos a devida atenção a essas questões, a gente não só deixa de viver o presente, como a gente teme o futuro por não conseguir cumprir todas essas demandas.

Por temer não conseguir cumprir essas pendências todas e também por carregar esse desejo de ter que solucionar tudo o que nos cerca, o cérebro resgata as memórias negativas, e elas te colocam numa atmosfera pesada, fazendo com que você sinta mais medo ainda.

Caso você não busque ajuda para olhar para o presente com mais confiança, esse medo crescerá e se tornará incapacitante a ponto de, todas as vezes que você pensar no que poderá acontecer no futuro, um estado de pânico te domina, e você não consegue controlar mais nada, nem a si mesmo.

Não são os pensamentos positivos inventados, forçados, ou palestras motivacionais que trarão a solução para este mal, até porque a ansiedade não é um mal e sim uma reação natural, sem ela, não viveríamos.

Cabe a nós sabermos usar a nossa ansiedade e não criar meios para potencializá-la a ponto de causar uma disfunção neuronal e virar uma doença ou algo que nos impeça de ser feliz.

Procure um profissional de saúde mental para aprender a lidar com a ansiedade, ela é positiva quando aprendemos a lançar mão dela.

Mas quando não sabemos usá-la a nosso favor, ela nos domina, e nós perdemos a noção de tempo e espaço, e tememos coisas que simplesmente não tem nenhuma razão lógica para temer.

Busque ajuda se esse é o seu caso! Tome a sua vida em suas mãos, e não se deixe a deriva… Ande com passos firmes em direção de uma vida saudável e feliz. Não passe mais tempo sofrendo calado e sozinho.

A sua vida poderá ser muito feliz se você entender a importância de aprender a lidar com as suas emoções e com os seus recursos internos.

Você precisa aprender a se perguntar todas as vezes que sentir medo:

Isso está acontecendo agora?

Respirar profundamente até se acalmar com a resposta… NÃO! ISSO JÁ ACONTECEU, E NÃO VOLTARÁ A ACONTECER!

É simplesmente, LIBERTADOR!

Tente! E como já foi dito, se não conseguir sozinho, procure ajuda profissional.

*texto de Fabiano de Abreu – Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University;Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio,Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal;Três Pós-Graduações em neurociência,cognitiva, infantil, aprendizagem pela Faveni; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard;Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal.Neurocientista, Neuropsicólogo,Psicólogo,Psicanalista, Jornalista e Filósofo integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies-PT30079.
E-mail: deabreu.fabiano@gmail.com

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

Muitos perderam tudo, mas tendo vida, se tornaram heróis!

Muitos perderam tudo, mas tendo vida, se tornaram heróis! Inúmeras pessoas perderam tudo nas enchentes…

15 horas ago

Toda dor que parece não ter remédio é mágoa revivendo o passado no presente.

Toda dor que parece não ter remédio é mágoa revivendo o passado no presente. Uma…

17 horas ago

“Foi Deus”: Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive após oração da mãe.

“Foi Deus”: Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive…

18 horas ago

Cuidado para não se envolver em um relacionamento… sozinha! Quem quer não deixa dúvidas!

Cuidado para não se envolver em um relacionamento... sozinha!Quem quer não deixa dúvidas! Quando o…

2 dias ago

Projeto usa testes genéticos para estudar a inteligência humana e gerar diagnósticos mais precisos.

Projeto usa testes genéticos para estudar a inteligência humana e gerar diagnósticos mais precisos. O…

2 dias ago

Olhe para os problemas para trazer soluções e não para criar mais problemas!

Olhe para os problemas para trazer soluções e não para criar mais problemas! Eu sei…

2 dias ago