Destaque

O desespero é o cérebro procurando meios de superar a dor.

O desespero é o sinal do cérebro procurando meios para superar a dor.

Quando algo parece estar perdido, o cérebro começa a enviar sinais para que passamos a utilizar a nossa habilidade mental, através da inteligência criativa para buscar soluções para viabilizar o que queremos, e assim, nos motivamos a procurar novas ideias.

Se perdemos alguém que amamos, encontramos amparo na esperança de que essa pessoa está em paz e em um bom lugar, mesmo que não acreditemos que exista um outro lugar.

Quando perdemos um amor, o cérebro começa a esperançar por encontrar um novo amor.

Se perdemos um bem material que tanto gostamos, nos concentramos em amealhar, através de alguma atividade laboral, novos recursos financeiros para repor o que nos foi subtraído.

E mesmo diante da finitude, que levará inevitavelmente um ente querido, e a nós mesmos, procuramos a possibilidade de nos aliviar num profundo respirar, diante daquela árvore que faz sombra e nos acolhe, no silêncio que tanto comunica.

Buscamos no encontro com a natureza algo familiar que nos conforte. Buscamos em uma outra pessoa uma palavra amiga. Buscamos em outros projetos o renovar das nossas esperanças.

O cérebro não encontra limites no desespero, ele busca soluções. Desespera-se, exaspera-se e busca em algo novo, um possível alívio que o faz suportar a dor.

O cérebro não substitui coisas e pessoas, mas busca soluções para superar a dor, trazendo novas sugestões que nos dê suporte emocional, para que possamos dar novo sentido à vida.

Não nos preparamos para perder qualquer coisa que seja, mas quando estamos em desespero, buscamos, mesmo que inconscientemente, a paz do EU, para eliminar de vez e liquidar a dor da perda.

Não desistimos sem ao menos tentar desviar o foco dessa dor que é inevitável, para não declinar sobre a mesma linha de memória, que nos derruba num fim determinado.

A aversão à tristeza, busca na troca de pensamento uma saída para aliviar a carga, daquilo que acreditamos não conseguir suportar.

Permitimos que o instinto apurando traga a sustentação, para podermos seguir a vida como um organismo que determina a permanência e seguir em frente sem pensar nos obstáculos.

O limite de nossas conexões neuronais, está na incapacidade de lidar com o que não se pode resolver de imediato, contornando as adversidades para sobreviver.

As células que não conduzimos, nos guiam, para que permaneçamos de pé, para que possamos suportar a dor da perda, e assim elas se alimentarem até o resto do corpo não aguentar.

Vamos definhar nessa oscilação inconstante do pensar, guiado pela emoção que sem razão nos coloca a declinar.

Nossa natureza não poderia suportar as dores que criamos, nem a que não controlamos, sem poder acreditar que o fim é determinado e que não há um outro lugar que possa o pensamento trazer o alívio, nos mantendo perdidos em nossas ruminações.

O cérebro nos faz esperançar por dias melhores.

O cérebro saudável traz equilíbrio no uso da emoção e da razão, no planejamento e execução, para que possamos transcorrer no tempo, guardando memória de experiências positivas para retirar lição para as novas fases, idades e etapas até findar a existência.

Por tanto, quando o desespero bater, não se entregue a prostração porque o desespero é um sinal de que o cérebro está a buscar meios para superar a dor. Permita que ele trabalhe em paz. E o conforto para essa dor virá.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: deabreu.fabiano@gmail.com

*Foto de Marko Brečić no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

4 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

4 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

5 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago