Autores

O desequilíbrio hormonal pode fazer da sua vida, um inferno.

O desequilíbrio hormonal pode fazer da sua vida, um inferno.

Quem já sofreu um desequilíbrio hormonal sabe o quanto afeta a nossa sensação de bem-estar. Esse desequilibrio pode acontecer em muitas fases da vida, e por diversos motivos, mas a neurociência explica que é possível equilibrar os hormônios, ou produzir mais, mudando alguns hábitos.

O que você talvez não saiba é que você pode treinar o seu Cérebro para Aumentar os Níveis de Serotonina, Dopamina, Ocitocina e Endorfina.

E a única coisa que você precisa fazer é construir novos hábitos, redirecionando a eletricidade em seu cérebro para fluir por um novo caminho. Com a prática, você vai tornando ainda mais fácil acionar esses produtos químicos que geram felicidade, e que vão aumentar os sentimentos de satisfação quando você mais precisa deles.

Como os hormonios interferem no nosso comportamento diante da vida?

Os hormônios têm impacto em quase tudo o que o nosso corpo faz. Eles fazem o nosso balanceamento biológico, controlam o ritmo de nossas vidas, e regulam as funções corporais.

São responsáveis por provocar o sono ou o estado de alerta, fome ou saciedade, felicidade ou raiva, por fazer o sistema reprodutor trabalhar, o corpo crescer, engordar ou emagrecer, se estressar ou relaxar, ficar de bom ou mau humor.

Com tudo isso, fica fácil perceber que grande parte do nosso comportamento é moldada por nossos hormônios. Muitas vezes, os hormônios até nos fazem agir de maneira que não gostaríamos!

Quando estão desequilibrados, eles são capazes de nos levar a infelicidade e ao sofrimento, mesmo quando está tudo “aparentemente” bem.

O que fazer para me sentir melhor e mais feliz?

Além de treinar o seu cérebro você pode treinar o seu corpo. Existem 4 hormonios que são conhecidos como “hormonios da felicidade”, eles receberam esse nome porque, cada um deles, trabalha de forma diferente, mas nos ajuda a alcaçar a sensação de bem-estar.

A Oxitocina: a cura através do amor

Conhecida como “hormônio do amor”, “do prazer”, do “antiestresse”. A ocitocina é produzida pela neuroipófise e é liberada em situações que envolvem afeto verdadeiro, aumenta a libido, alivia estresse e ansiedade e melhora as habilidades sociais.

Quando o nosso corpo produz ocitocina nos tornamos mais calmos, afetuosos e empáticos, tendemos a confiar mais nas pessoas e nos mostramos mais dispostos a ajudá-las.

Um estudo publicado pela Public Libery of Science, de Paul J. Zak, apontou que participantes de um experimento que inalaram ocitocina e participaram de uma atividade de dividir dinheiro com um estranho foram 80% mais generosos do que os que não inalaram.

Como produzir: Meditar, ajudar alguém, abraçar, tocar, ter atos de gentileza, fazer as coisas com amor, se cuidar, se respeitar, se amar…

A Dopamina: a molécula motivacional.

A dopamina é outro hormônio que faz você se sentir feliz, ao mesmo tempo em que o mantém vivo e alerta. Está envolvido em uma ampla gama de atividades, e várias condições graves estão associadas à disfunção do sistema dopaminérgico. Aqui estão alguns sistemas em que está envolvido:

– controle motor e função cognitiva;
– o sistema de motivação e recompensa do cérebro;
– tomada de decisão e controle de impulsos;
– memória e atenção;
– comportamentos maternos e reprodutivos;

Ele faz parte do sistema de recompensa do cérebro – é o que faz te sentir prazer, te motiva a prosperar e não desistir. A dopamina é considerada a engrenagem motivacional neste sistema, e é liberada naturalmente quando você percebe comida ou descargas sexuais, mas antes de consumi-la.

É conhecido que a dopamina é o neurotransmissor que ativa os vícios em substâncias, como dependência em drogas, abuso de álcool e comportamentos compulsivos (jogo, comida, sexo,crueldades), quando desregulado.

Como produzir:

Dormir de 7 a 9 horas por dia, celebrar suas conquistas diárias, praticar exercícios todos os dias.

A Endorfina: A euforia que inibe a dor

As endorfinas tem o poder de te trazer felicidade porque elas funcionam como analgésicos. Eles inibem a transmissão de sinais de dor no sistema nervoso central, ligando-se aos receptores opióides (a morfina natural do corpo). Elas não bloqueiam a dor, elas produzem euforia, que consequentemente, inibem a sensação de dor.

Como produzir:

Para produzir endorfinas (e cardio fitness) basta que você crie o hábito da corrida. Ela é muito potente para liberar esse hormônio.

Endorfinas e dopamina são muitas vezes confundidas porque cada uma é uma substância química que faz você feliz em todas as áreas da sua vida. Mas uma importante obervação é que para a dopamina ser liberada ela precisa que as endorfinas se liguem aos receptores do sistema nervoso.

Por isso, o foco deve ser em produzir endorfinas e logo em seguida, dopaminas.

É aquela sensação de energia extra que a gente sente depois de correr bastante que nos faz liberar a endorfina e a dopamina. Isso explica por muitas pessoas dizem ser “viciadas” em corrida.

A serotonina: O seu bem-estar vem do bom funcionamento do seu intestino

90% da serotonina do seu corpo é produzida no intestino e ele é essencial para o humor. A digestão, o sono, a função cerebral e o ritmo circadiano são siretamente atingidos por ele.

Uma revelação recente é que suas bactérias intestinais participam da produção de serotonina. Uma substância chamada triptofano que é encontrada em alguns alimentos, pode ser transformada em serotonina pelo seu intestino. O triptofano é um aminoácido essencial para o bom funcionamento do intestino e o intestino regula a nossa saúde de maneira integral, físico, emocional, mental e espiritual.

E a gente só consegue obtê-lo através da alimentação adequada.

Queira você ou não, a sua dieta influência na sua saúde mental.

Como produzir:

Consumindo alimentos vegetais ricos em fibras, lembrando que o seu corpo precisa de 30g apenas; consumir carne e gordura com moderação pois, possuem as bactérias mais abundantes que produzem acetato e butirato; alimentos integrais em uma dieta balanceada.

Alimentos como carboidratos refinados, fast food e produtos de origem animal, possuem bactérias insuficientes.

Os exercícios aumentam os níveis de triptofano e serotonina, e melhoram a diversidade do seu microbioma intestinal.

É preciso atenção com o aumento dos níveis de serotonina em pessoas deprimidas, porque estudos indicam que não funciona de maneira confiável, e existem alguns efeitos colaterais graves.

Lista de alimentos que ajudam o bioma intestinal:

– maçãs; citricos; cogumelos; cevada; batata; aveia; beterraba; cranberries; cebolas; alho; centeio; Amora silvestre; Alcachofra; trigo; chicória; leguminosas; massas.

Alimentos ricos em triptofano:

– sementes de girassol; espirulina; bacalhau, salmão; soja; batatas; ovos; aveia; leite; grão de bico; trigo; queijo; carne; Quinoa; grão de bico; frango; peru.

Se você sente que a sua vida está um inferno, provavemente você precisa mudar alguns hábitos e produzir mais desses 4 hormônios. A terapia pode te ajudar, envie EU QUERO via direct para @rhamuche e se dê de presente a ajuda que você precisa.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.

Fontes:
-Algoe SB et al., Ocitocina e Vínculos Sociais: O Papel da Ocitocina nas -Percepções do Comportamento de Vínculo dos Parceiros Românticos, 2017
-Briguglio, M et ai. Neurotransmissores dietéticos: uma revisão narrativa sobre o conhecimento atual, 2018
-Bloemendaal M et al., Efeitos neurocognitivos da administração aguda de tirosina na inibição da resposta reativa e proativa em idosos saudáveis, 2018
-Carabotti, M et ai. O eixo intestino-cérebro: interações entre microbiota entérica, sistemas nervosos central e entérico, 2015
-Carpenter, S. That Gut Feeling, 2012
-[Clarke, G et al.] Minirevisão: Gut Microbiota: The Neglected Endocrine Organ, 2014]( https://academic.oup.com/mend/article/28/8/1221/2623221 )
-Carhartt RL & Nutt DJ, Serotonina e função cerebral: um conto de dois receptores, 2017
-Erdman SE & Poutahidis T, Micróbios e Ocitocina: Benefícios para Fisiologia e Comportamento do Hospedeiro, 2016
-Erdman SE, Micróbios, Ocitocina e Longevidade Saudável, 2014
-Gonzalez-Arancibia et al., Seus micróbios intestinais afetam sua dopamina cerebral?, 2019
-Herr, N et ai. Os efeitos da serotonina nas células imunes, 2017
-Jenkins, T, A et ai. Influência do Triptofano e da Serotonina no Humor e Cognição com um Possível Papel do Eixo Intestino-Cérebro, 2015
-Jongkees BJ et al., Efeito da suplementação de tirosina em populações clínicas e saudáveis ​​sob estresse ou demandas cognitivas – uma revisão, 2015
-Klein MO et al., Dopamina: Funções, Sinalização e Associação com Doenças Neurológicas, 2019
Lachance L & Ramsey D, Alimentos, Humor e Saúde do Cérebro: Implicações para o Clínico Moderno, 2015
-Reigstad, C, S et ai. Micróbios intestinais promovem a produção de serotonina colônica por meio de um efeito de ácidos graxos de cadeia curta em células enterocromafinas, 2015
-Rekdal, V, M et ai. Descoberta e inibição de uma via bacteriana intestinal interespécies para o metabolismo da levodopa, 2019
-Ridaura, V e Belkaid, Y. Git Microbiota: The Link to Your Second Brain, 2015
-Ruining X et al., Tratamento oral com Lactobacillus reuteri atenua comportamentos do tipo depressivo e alterações do metabolismo da serotonina induzidas pelo estresse crônico da derrota social, 2020
-Uvnäs-Moberg, K et ai. Comportamentos auto-calmantes com referência particular à liberação de ocitocina induzida por estimulação sensorial não nociva, 2014
-Volkow, N, D et ai. O sistema de motivação da dopamina: implicações para o vício em drogas e alimentos, 2017
-Yano, J, M et ai. Bactérias indígenas da microbiota intestinal regulam a biossíntese de serotonina do hospedeiro, 2015
-Você e seus hormônios. Hormônios, 2020

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Robson Hamuche

Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.

Recent Posts

Muitos perderam tudo, mas tendo vida, se tornaram heróis!

Muitos perderam tudo, mas tendo vida, se tornaram heróis! Inúmeras pessoas perderam tudo nas enchentes…

22 horas ago

Toda dor que parece não ter remédio é mágoa revivendo o passado no presente.

Toda dor que parece não ter remédio é mágoa revivendo o passado no presente. Uma…

1 dia ago

“Foi Deus”: Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive após oração da mãe.

“Foi Deus”: Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive…

1 dia ago

Cuidado para não se envolver em um relacionamento… sozinha! Quem quer não deixa dúvidas!

Cuidado para não se envolver em um relacionamento... sozinha!Quem quer não deixa dúvidas! Quando o…

2 dias ago

Projeto usa testes genéticos para estudar a inteligência humana e gerar diagnósticos mais precisos.

Projeto usa testes genéticos para estudar a inteligência humana e gerar diagnósticos mais precisos. O…

2 dias ago

Olhe para os problemas para trazer soluções e não para criar mais problemas!

Olhe para os problemas para trazer soluções e não para criar mais problemas! Eu sei…

2 dias ago