O ansioso tem tanto medo de fracassar que acaba não fazendo nada!
Quantas vezes nos pegamos pensando em tantas coisas ao mesmo tempo e, quando percebemos, o dia já terminou e simplesmente não fizemos nada que precisávamos ter feito?
Se você se identificou, é um claro sinal de que a ansiedade anda te atrapalhando a realizar os seus objetivos, e talvez, você nem saiba mais quais são os seus objetivos, já que a sua cabeça não consegue focar em uma coisa só, e se perde em diversos devaneios sem sentido.
Se não temos foco, não alcançamos a concentração de energia necessária para realizar as tarefas que precisamos fazer.
Pessoas ansiosas, por via de regra, pensam de maneira acelerada e de forma concomitante em variados assuntos ao mesmo tempo, como cientificamente já foi comprovado, como seres humanos, não somos multitarefas, e sempre que tentamos realizar várias tarefas ao mesmo tempo, acabamos não fazendo nenhuma delas com excelência.
Acabamos investindo toda a nossa energia mental em coisas que não tem tanta importância, e deixamos de fazer o que realmente importa.
Passamos horas nos preocupando com questões que não são nossas e que não podemos resolver, e com isso, não alcançamos uma suficiência motora para realizar as nossas demandas.
O fracasso advém da procrastinação e não da nossa incapacidade.
Se me demoro em pensamentos e ruminações, e sigo na vida sem planejamento para a execução de uma tarefa, é quase certo que terei resultados negativos.
Se perco tempo nesses devaneios e não elejo as minhas prioridades do dia, não me sobra tempo para realizar qualquer coisa que seja.
Mesmo não sendo a regra de todos os ansiosos, é comum que, o ansioso fracasse pela “inércia”.
A ansiedade em níveis exacerbados produz paralização motora, a pessoa simplesmente não consegue agir por medo das consequências das suas ações.
O ansioso que foca no medo de errar vê o que ele tanto teme se realizar.
O desejo ardente de conquistar lugares e posições mais elevadas, aliado a ansiedade e a insegurança de não ser competente o suficiente para realizar, cristalizam a tomada de decisão, o que leva o ansioso a repetir sucessivos fracassos.
Como a ansiedade é grande, todas às vezes que o ansioso fracassa, ele se deprime, e acaba não tirando a lição que precisa ser aprendida dessa experiência. Como não aprendeu a lição, ele volta a cometer sempre os mesmos erros, e por isso, paralisa.
Para evitar que você fracasse pela inércia e pelo medo de errar, faça uma lista de prioridades e eleja por onde começar.
Lembre-se : é melhor o feito do que o perfeito.
E principalmente, olhe para o fracasso como um obstáculo importante para o seu crescimento, e aprenda a lição que ele te trouxe para que você não venha a cometer os mesmos erros novamente.
Quando a gente aprende a lição, dificilmente precisamos passar pelas mesmas situações novamente. E com novos conhecimentos, nos sentimos mais seguros e confiantes para encarar um novo desafio.
O ansioso precisa colocar o seu foco na missão do dia e se munir de coragem para enfrentar os obstáculos que surgirem!
Você pode vencer! Comece a organizar os seus pensamentos, definir os seus objetivos, listar as próximas ações e, a partir delas, aja positivamente em direção àquilo que você deseja conquistar.
Só nunca desista de tentar!
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: deabreu.fabiano@gmail.com
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…