Espiritualidade

Não tente com mais esforço

Respire suave e profundamente absorvendo energia.

Sinta seu corpo regenerando, fortalecendo e ao mesmo tempo relaxando…

Perceba que é necessária mais energia para se julgar infeliz que para se sentir alegre. Alegria é um estado da natureza – e na realidade, nenhuma energia é necessária para ser alegre porque ela é natural. Necessitamos de energia para ser infeliz, porque isso não é natural. Quanto mais natural você for, menos energia será necessária e quanto mais artificial você desejar ser, mais energia será necessária.

Perceba… Se você se apoia em seus pés, precisará de menos energia. Tente se apoiar em sua cabeça e você precisará de mais energia. Sempre que você vislumbrar a necessidade de mais energia, saberá está tentando fazer algo artificial. Meditação não requer energia porque é passiva, inativa, silenciosa. Você não está fazendo nada, não está indo a lugar algum. Por que precisaria de energia?

A raiva precisa de energia, o pensamento requer energia, a violência precisa de energia – porque você está fazendo algo contra a natureza, está lutando contra a natureza. É como tentar nadar contra a corrente. Se você estiver nadando no sentido do rio, então não há necessidade de energia – o rio te leva. Mas se estiver tentando ir no sentido contrário ao da correnteza, então muita energia será necessária – porque você estará lutando contra ela.

Por que as pessoas parecem estar tão cansadas? Estão todas lutando. Sua religião o ensina a lutar, toda a sua formação baseia-se no conflito, porque é só por meio da luta que o ego pode ser criado. Quando você relaxa, o ego desaparece. Relaxar significa tornar-se sem ego. Se você nada no sentido do rio, não pode criar o ego. O ego é um fenômeno não-natural / artificial; ele precisa de muita energia para ser criado e de muita energia para ser mantido. Ter ego é um fenômeno muito desgastante. Toda sua vida é consumida por ele.

Então, vamos lá… A meditação não precisa de energia, o pensamento precisa de energia! O relaxamento não requer energia, a tensão precisa de energia, a ansiedade precisa de energia.

Portanto, não se perca. Não se trata de fazer um esforço para ser consciente. Se você fizer esforço, criará tensões em seu interior – todo esforço acarreta tensões. Se você tentar ficar consciente, estará lutando consigo mesmo. E não há necessidade de lutar. Consciência é uma fragrância de liberação. Consciência é o florescer do render-se a algo, é o florescer do relaxamento.

Então, nesse momento, permita-se relaxar, renda-se, entregue-se e relaxe.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago