Autores

NÃO, NÃO GOSTO DE ESTAR SOZINHA. MAS TOCO A MINHA VIDA NUMA BOA

Acho que de fato ninguém é sozinho por opção. Acho que todos ou praticamente todos nós nascemos para o encontro. Não me refiro a casamentos formais. Me refiro a relações de um modo geral, com diversos graus de comprometimento. Cada um tem o seu jeito de viver o amor. E independente de ser uma relação mais tradicional ou mais solta, ter alguém faz falta.

Acredito sim que muitas pessoas optam por ficarem sozinhas porque preferem a falta de um parceiro a um parceiro incompatível. E quando uso o termo incompatível, me refiro a muitos tipos de incongruência, que podem ser de natureza intelectual, emocional, sentimental etc

O que se fazer quando se deseja alguém que não se interessa por nós? Se atirar nos braços de alguém que se interessa para passar o tempo e fingir que está fugindo da solidão? Talvez, algumas pessoas se sintam realmente melhores desta forma. Mas quando a fidelidade ao próprio coração fala mais alto e não basta sentir braços ao redor do nosso corpo para mergulhar na deliciosa sensação do aconchego amoroso, tudo que nos resta é ficar sozinhos.

Embora o lema a fila anda e a catraca gira seja tentador quando se deseja ter alguém, na prática não é tão simples assim para muitas pessoas. É difícil esperar por aquele convite que não vem, por alguma palavra assertiva que confirme o texto que lemos no olhar do outro. É difícil ver a esperança perdendo as forças dia a dia e o desejo se desmilinguindo por falta de reciprocidade. É sempre uma pena quando o amor é abortado, antes mesmo de se tornar amor.

Mas se não podemos usufruir de momentos especiais com quem desejamos e se a companhia de outro parceiro não nos satisfaz, restam muitas opções. Se não é possível sufocar o desejo do dia para a noite, se a nossa catraca anda emperrada, ok. A vida é cheia de possibilidades. A falta de um parceiro amoroso não deve ser motivo para ficar triste, deixar de se divertir, viajar, estudar, conhecer novos lugares, falar bobagens, desenvolver projetos interessantes. Se não é possível ser feliz no amor, é possível ser feliz no trabalho, nas amizades, nas relações familiares. Uma mente criativa e ativa, que se conhece, encontra sempre um plano B para todas as crises da vida.

 

Sílvia Marques

Viciada em café, chocolate, vinho barato, filmes bizarros e pessoas profundas. Escritora compulsiva, atriz por vício, professora com alma de estudante. O mundo é o meu palco e minha sala de aula , meu laboratório maluco. Degusto novos conhecimentos e degluto vinhos que me deixam insuportavelmente lúcida. Apaixonada por artes em geral, filosofia , psicanálise e tudo que faz a pele da alma se rasgar. Doutora em Comunicação e Semiótica e autora de 7 livros. Entre eles estão "Como fazer uma tese?" ( Editora Avercamp) , "O cinema da paixão: Cultura espanhola nas telas" e "Sociologia da Educação" ( Editora LTC) indicado ao prêmio Jabuti 2013. Sou alguém que realmente odeia móveis fixos.

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

8 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

8 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

9 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago