Destaque

Não lute contra a ansiedade com a razão, use o coração

Por: Jennifer Delgado

Nós vivemos em um tempo acelerado. Nós corremos de um lugar para outro, possuídos pela pressa, por isso não é estranho que a ansiedade se tornou o mal do nosso tempo. Como disse Alan Watts, ” nosso tempo é uma era de frustração, ansiedade e agitação “.

Quando obrigações, compromissos e tarefas são acumulados, nossa mente fica agitada nervosamente. Primeiro a tensão é estabelecida, então o estresse chega e finalmente a ansiedade. Embora a experiência subjetiva seja diferente e varie de uma pessoa para outra, o que não varia é o impacto terrível que a ansiedade tem em nossas vidas. E quanto mais tentamos lutar e resistir, mais intensa ela se torna, ameaçando tirar nossa autoconfiança.

Por que é tão difícil acalmar a ansiedade com a razão?

“Acalme-se. Tudo ficará bem. Não há razão para se sentir ansioso. Isso é um absurdo “. Você provavelmente repetiu essas e outras frases semelhantes mil vezes, mas, longe de ser calmo, gerou mais ansiedade. O problema é que a ansiedade original foi adicionada ao objetivo da ansiedade; isto é, a preocupação com a ansiedade , uma espécie de auto-sabotagem inconsciente .

A ansiedade é tão insidiosa porque ativa um mecanismo de autocrítica constante que acaba gerando mais tensão e angústia. Emoções como medo e angústia assumem o controle, “desconectando” a mente racional. Nesses casos, é melhor neutralizar essas emoções com outras emoções.

Coração e cérebro estão conectados

Quando nos sentimos ansiosos, o coração bate mais forte. E se sofrermos um ataque de ansiedade, as taquicardias são um dos sintomas que mais nos assustam. A boa notícia é que, se aprendermos a regular nosso coração, também administraremos melhor nosso cérebro emocional.

Há décadas, a ciência está redescobrindo a enorme influência que o coração pode exercer sobre o cérebro e as emoções em geral. Um estudo realizado no Instituto de HeartMath descobriu que as emoções negativas, como raiva, ansiedade, tristeza e até preocupações banais semeiam o caos do coração; isto é, nosso coração bate com acelerações e paradas brutas. Pelo contrário, emoções positivas como alegria, gratidão e, acima de tudo, amor, favorecem um estado de coerência cardíaca, uma alternância regular e harmoniosa do intervalo entre duas pulsações.

O cérebro emocional e o coração estão conectados pelo sistema nervoso periférico autônomo; que é formado por dois ramos. O ramo simpático é um tipo de acelerador que é ativado em situações de estresse e ansiedade, liberando adrenalina e noradrenalina para acelerar a frequência cardíaca. O ramo parassimpático, ao contrário, atua como um freio, induzindo um estado de relaxamento e calma que diminui a freqüência cardíaca.

Essa conexão funciona em ambas as direções. Isto é, emoções e pensamentos afetam o ritmo cardíaco, mas se conseguirmos bater nosso coração em um ritmo regular, favoreceremos um estado de relaxamento que fará com que a ansiedade desapareça. Quando nossos ritmos biológicos – como a respiração e a pressão arterial – se alinham com a coerência cardíaca, o cérebro recebe um sinal claro: não há perigo. Abaixe sua guarda E nós recuperaremos o controle.

Use o batimento cardíaco para promover o bem-estar

As pessoas que sofrem de ansiedade generalizada e ficam presas em um ciclo de preocupação constante têm menos controle do coração, de acordo com um estudo das universidades de Ohio e Pensilvânia. O aumento da coerência cardíaca, por outro lado, pode aliviar a ansiedade e recuperar o controle rapidamente, tornando-a ideal para prevenir ataques de pânico e reduzir o estresse diário.

Pesquisadores da Universidade de Bordeaux descobriram que breves sessões de coerência cardíaca contribuem para reduzir o nível de ansiedade em atletas submetidos a situações de estresse. Este treinamento também auxiliou os estudantes de enfermagem em práticas para melhor gerenciar a ansiedade gerada por sua profissão, como verificado por outro estudo realizado na Universidade da Califórnia .

A coerência cardíaca também é eficaz no alívio do desconforto emocional gerado por muitos distúrbios psicológicos. Psicólogos da Universidade de Lyon descobriram que a coerência cardíaca efetivamente reduz a ansiedade, aumenta os sentimentos de bem-estar emocional e ajuda a lidar com situações estressantes em pessoas que sofrem de esquizofrenia.

Como acalmar a ansiedade com coerência cardíaca?

A coerência cardíaca é obtida pela respiração. Tem sido demonstrado que regular conscientemente a respiração a uma taxa de 10 segundos (0,1 Hz) facilita a sincronização dos processos fisiológicos. Para conseguir isso, devemos tomar ar por cinco segundos e depois expirar por mais cinco segundos para completar um ciclo de respiração de 10 segundos.

Enquanto respiramos, devemos imaginar como o ar entra e sai do peito, como se estivéssemos respirando pelo coração. Podemos visualizar os movimentos do coração à medida que ele se expande e se contrai com cada inspiração e expiração . Então devemos nos concentrar na sensação de expansão no peito.

Esta respiração profunda e regular, diminui e estabiliza os batimentos cardíacos, exercendo um efeito calmante no cérebro. Neurocientistas da Universidade Técnica de Munique descobriu que, na verdade, o foco na respiração reduz a atividade da amígdala, uma estrutura do cérebro que é ativada em transtornos de ansiedade para indicar que estamos em perigo. Ao mesmo tempo, este exercício ativa o córtex pré-frontal dorsomedial, que atua como um “interruptor” entre o cérebro emocional e racional, restaurando o controle da situação.

Preste atenção aos movimentos de inspiração e expiração, também nos faz esquecer as preocupações que estão alimentando a ansiedade.

Naturalmente, a coerência cardíaca não é uma panaceia. Para eliminar completamente a ansiedade, devemos também realizar um profundo trabalho interior que nos permita desenvolver estratégias diárias mais eficazes para lidar com o estresse e, se necessário, aplicar mudanças em nosso estilo de vida que nos ajudem a relaxar e a nos libertar da pressão. É difícil? Sem dúvidas. Mas o resultado vale a pena.

Texto originalmente publicado por Jennifer Delgado, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Resiliência Humana.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

15 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

15 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

16 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

4 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

4 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

4 dias ago