Autores

NÃO JULGUE O OUTRO, VOCÊ NÃO SABE PELO O QUE ELE JÁ PASSOU

Uma mania muito grande (e muito feia) que temos é julgar o outro. É se colocar numa posição superior para apontar o dedo e dizer coisas que não apenas podem magoar, como também não são necessariamente uma verdade.

É muito fácil a gente se colocar na posição de “sabe tudo”, mas na verdade não sabemos tanta coisa assim. Isso porque todo mundo tem um “eu” da superfície – aquele que todos veem no dia a dia – e um “eu” que só o íntimo de cada um realmente conhece. Então quando decidimos apontar o dedo na cara do outro para falar coisas como “A sua vida é muito fácil” ou “Você não sabe o que é sofrer de verdade”, estamos não só sendo extremamente arrogantes, como também podemos estar cometendo um grande equívoco.

Digo isso porque já ouvi muitas coisas assim e fiquei pensando: “Mas quem é essa pessoa para saber se a minha vida é ou não difícil? Se eu já sofri ou não de verdade?”. Essa pessoa não está na minha cabeça o tempo todo, não sabe quais são os meus medos mais obscuros, as minhas angústias, os meus sonhos não realizados, as minhas grandes frustrações.

A verdade é que só eu sei se a minha vida é difícil ou não, porque só eu sei os pesadelos que enfrento todos os dias. O “eu” da superfície muitas vezes atua para fingir que está tudo bem ou se esconde com medo de descobrirem as suas profundezas. Enquanto isso, quem vê de longe se coloca na posição de tirar as suas próprias conclusões e julgar o outro como bem entende.

É realmente difícil se manter imparcial em relação a algumas pessoas, mas cada vez mais tenho tentado evitar tirar conclusões precipitadas sobre os outros. Afinal, por trás de cada pessoa há uma história. Por trás de cada pessoa há um “eu” íntimo que eu não conheço por completo e que eu não sei pelo o que passa todos os dias. Afinal, por trás de cada pessoa há uma outra pessoa que eu não faço ideia de quem seja.

Bruna Cosenza

Bruna Cosenza é paulista e publicitária. Acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar. É autora do romance "Lola & Benjamin" e criadora do blog Para Preencher, no qual escreve sobre comportamento e relacionamentos do mundo contemporâneo.

Recent Posts

Quase ninguém aguenta essa fase do amor — mas é ela que decide tudo

Todo relacionamento é composto por fases. Algumas pessoas chamam de ciclos, outras de fases emocionais.…

2 dias ago

10 Frases que fazem qualquer homem temer te perder (sem drama e sem joguinhos)

Muitas mulheres acreditam que um homem tem medo de perder. Mas, na prática, o que…

3 dias ago

A posição em que você dorme revela segredos que nem você imaginava

Você já reparou em qual posição costuma acordar na maioria dos dias? Esse detalhe esquecido…

3 dias ago

Mantenha seu relacionamento vivo com a regra 2-2-2

Quando já estamos anos com a mesma pessoa, é desafiador manter a chama do amor…

5 dias ago

Seu celular em perigo: O golpe do QR Code que pode invadir tudo em segundos

Você já recebeu um presente inesperado em casa? Aquele pacote misterioso, com seu nome e…

5 dias ago

Sonhar com dentes caindo não é por acaso: Entenda o recado do seu subconsciente

Sonhar que os dentes estão caindo é uma experiência tão comum quanto perturbadora. Muitas pessoas…

5 dias ago