Não faça mais pelos outros do que eles merecem!

A equação funciona assim: damos a algumas pessoas mais do que elas merecem apenas quando as amamos mais do que elas nos amam!

SIMPLES! Porque só o amor tem é capaz de “dar”.

Quando amamos, damos, damos, damos e damos! Sem pensar duas vezes, apenas oferecemos o nosso amor. Quando o outro nos ama de volta, eles também nos dão, dão, dão e dão… E a conta fecha. As trocas são sempre justas.

Assim, em um relacionamento saudável, ambas as partes oferecem seu amor em forma de ações positivas para fortalecer o vínculo.

Nós damos e fazemos o bem porque é assim que expressamos nosso amor. Mas se você percebe que algumas pessoas não são dignas de recebê-lo, retire-se silenciosamente, sem raiva, frustração ou decepção… ofereça apenas o que as pessoas merecem.

Se você perceber que o outro não merece, mesmoo amando, não continue dando o seu melhor, isso não é egoísmo ou vingança, é amor também, mas em uma forma diferente. Porque só quem ama muito o outro é capaz de dizer não, quando percebe que o que está dando, não está sendo bem aproveitado.

Muitas pessoas precisam não ter, ou até perder, para dar valor ao que tinha ou recebia. Para aprender a valorizar as nossas ações e o nosso amor.

Enquanto damos de forma indiscriminada, eles acabam pensando que somos obrigados a dar eternamente o que eles precisam. Quando agimos assim cos os outros, eles se tornam fracos e dependentes, e sempre esperam que nós, ou alguém, façam por eles.

Quando damos aos outros mais do que merecem, em vez de ajudá-los, estamos impedindo que eles cresçam, estamos os tornando, dependentes.

Quando você sente mais dor do que amor, é quando você pprecisa parar de dar! É quando, finalmente, você passa a sentir mais amor por você, que você sente a necessidade de parar de oferecer mais do que o outro merece.

Se você ama demais e esse sentimento está te fazendo sofrer. Se você sente que as outras pessoas abusam da sua boa vontade e que você sempre dá mas do que recebe, você precisa de ajuda para mudar de atitude e encontrar o equilíbrio. Me chame no direct @rhamche, e agende uma consulta individual.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Lili Betelgeuze no Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.