Não deixe a Síndrome do Impostor atrapalhar a sua vida! É difícil brilhar na vida quando suas capacidades, realizações e criatividade não combinam com a imagem mental que você tem de si mesmo – por isso, é importante anular esse autoconceito negativo para maximizar seu desempenho e também para se sentir satisfeito com o que se é.
Em última análise, a melhor maneira de dissipar a dúvida, a insegurança e a apreensão durante o processo da vida é entender as necessidades dos outros e as suas próprias necessidades, colocando-se no lugar deles. Ao refletir sobre as necessidades dos outros e sobre as suas próprias, conforme você as entende e contando uma história de como você resolveu problemas semelhantes, você aumentará sua confiança e não se colocará à frente apenas da concorrência, que você tanto teme, melhor ainda, você vencerá a si mesmo.
Como permanecer criativo quando a vida parece monótona
Estudos têm mostrado que a criatividade é aumentada quando somos expostos a experiências novas e inovadoras, mas em nossa era atual de distanciamento social, muitas de nossas rotinas se tornaram mundanas e previsíveis.
A pandemia nos conteve em nossos mundos limitados e quanto mais limitados somos, mais nos sentimos ansiosos pelo que pode vir a ser, se não conhecemos nem a nós mesmos, como poderemos conhecer o outro?
Muitas vezes pensamos que o outro é o problema, mas quando nos vemos refletido no outro, percebemos que sabotamos constantemente a nossa relação com ele e conosco mesmo. Sempre que acreditamos que estamos certos e que o outro está errado, temos um olhar limitado frente aos fatos, nada além do que a nossa interpretação e o nosso ponto de vista é levado em conta.
Essa visão unilateral, e o descontrole emocional, nos levam a acreditar em coisas que muitas vezes não apenas ilusões, e meras fatias do todo que envolve a questão.
Sejamos mais autênticos e honestos e veremos o que nos cabe nesse latifúndio. Deixando a hipocrisia de lado poderemos melhorar várias áreas da nossa vida, bastará parar de olhar para fora e começar a olhar para dentro.
Vencer a síndrome de impostor não é fácil, mas é possível.
Seja mais tolerante com os outros e consigo mesmo e verá que o que para você é certo, para o outro pode ser errado, e o que para você pode ser o melhor caminho a seguir, para o outro pode não ser. Toda vez que você pensa saber o que deve ser feito e simplesmente não faz, ou finge não saber o que precisa ser feito, ou simplesmente não consegue chegar a um denominador comum, você está jogando um jogo sujo consigo mesmo.
Todas as vezes que você arruma milhares desculpas e milhares de afazeres só para não ter tempo de olhar para as suas reais necessidades, você está jogando uma roleta russa.
A vida não tem pressa mas também não espera. Pare de jogar esse jogo e comece a rodar a roda a seu favor.
*DA REDAÇÃO RH. Com informações Harvard Business. *Foto de Roman Holoschchuk no Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Recentemente, nos Estados Unidos, uma mulher revelou como pequenas mudanças nos hábitos de banheiro chamaram…
Recentemente, nas redes sociais, um novo fenômeno chamado “menodivorce” vem chamando atenção dos internautas e…
Todo mundo sabe que o café da manhã é a refeição mais importante do nosso…
Nem sempre o fim de um relacionamento acontece de forma direta. Muitas vezes, a falta…
Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um documentário que vêm conquistando o público mundialmente.…
A astrologia não prevê apenas romances ou fases emocionais — ela também pode apontar momentos…