Espiritualidade é conhecimento. Não é um conhecimento qualquer vindo de uma informação embasada em filosofias orais. É o conhecimento da verdade de si mesmo.

A confusão entre espiritualidade e religião acontece quando você, para se espiritualizar, fica buscando explicações fora, no externo, nos outros, nas escrituras e, geralmente, não encontra um impulso, uma verdadeira motivação que, realmente, te leve a uma transformação real.

Isso acontece porque, para se espiritualizar, você precisa encontrar o sentido da vida dentro de você e não fora. É exatamente por isso que não há espiritualidade sem autoconhecimento, porque autoconhecimento é espiritualidade.

Tendemos a confundir, culturalmente, espiritualidade com religião. Se você notar, muitos não conseguem falar de espiritualidade sem, antes, falar de anjos, devas e orixás.

Faz sentido a correlação, já que a religião, históricamente, cuidou de despertar inteligências diferentes das racionais. Mas para isso, levou nossa ideação ao céu, a outros planos e a outras dimensões.

A religião despertou uma “criatividade intuitiva” para que espelhasse características essenciais do ser, mesmo que de forma alegórica. Um exemplo: Deus como “imagem e semelhança” do homem.

Difícil saber se, e, qual parte do conhecimento teológico é de fato conhecimento objetivo.

De toda forma, para a nossa definição de espiritualidade, nada disso importa porque “conhecimento” não consiste em conhecer as coisas do mundo objetivo, mas sim, do seu próprio mundo interior.

PARA VIVER A ESPIRITUALIDADE VOCÊ PRECISA CONHECER O SEU MUNDO INTERNO E A SUA VERDADE. ATÉ ROMPER COM CRENÇAS QUE FAZEM VOCÊ OLHAR MAIS PARA FORA DO QUE PARA DENTRO.

Sair do estado de ignorância de si e mergulhar fundo nas suas próprias questões interiores, reconhecer, confessar, investigar, valorizar e compreender a si mesma (o). Não é fácil, mas é necessário para que você consiga progredir, se desenvolver e crescer espiritualmente.

Conhecer a si mesma (o) e viver de forma autêntica faz com que você desfrute da verdadeira espiritualidade que realmente te faz evoluir. E comece a vivenciar experiências mais positivas que te colocarão no caminho do seu real propósito de vida.

Se você se sente perdida (o), faz sempre más escolhas, toma decisões que lá na frente se revelam erradas, esse é um sinal de que você está desconectada (o) da fonte divina que vive em você.

Seja qual for o seu desejo, paz, amor, abundância, saúde, harmonia… apenas pare de procurar no externo porque viver a espiritualidade é entender que o que está acontecendo na sua realidade atual é uma projeção daquilo que você alimenta internamente. Como disse Sócrates “Conheça a si mesmo e conhecerás o Universo e os deuses”.

*DA REDAÇÃO RH. Foto de Timothy Eberly na Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Professor de Yoga, RYT 200 em Yoga Alliance, foi professor na Universidade de Brasília, idealizador do Movimento Ahimsa e dedica-se a estudar o ser humano. Investiga com profundidade filosofias orientais e ocidentais, religião, meditação, psicanálise, história, antropologia e outras disciplinas. Titulou-se mestre em sociologia pela Universidade de Chicago onde estudou o desenvolvimento de religiões ditas "heterodoxas" no Brasil, é pesquisador do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito - CPAH e membro da sociedade de alto QI Mensa.