Autores

Nada substitui o carinho, o colo e a atenção dos pais!

Nada substitui o carinho, colo e atenção dos pais

A vida é feita de escolhas, e estas se refletem diretamente ou indiretamente nas pessoas que nos rodeiam e que nós amamos.

Um dos maiores vilões da atualidade é a escassez de tempo. A partir do momento em que optamos por ser pais, mister se faz a boa utilização do tempo a nosso favor.

Se o tempo for pouco para cuidar dos filhos em virtude do excesso de responsabilidades, então mister se faz tirar a capa da culpa e se conscientizar de que é normal e que grande parte das pessoas vivem essa situação desconfortável no dia a dia. O que não se pode é não dar atenção aos filhos, deixando-os à mercê de babás, avós e ajudantes.

Se você optou pela maternidade e paternidade, lembre-se de que nada substitui o carinho, colo e atenção dos pais.

O mais importante é se fazer presente, usando a criatividade e assim usufruir de momentos que ficarão marcados para sempre na vida do seu filho, tais como:

1. Ler um livro à noite, antes de ele dormir, fazendo-o de forma aconchegante.

Isso fará com que seu filho desenvolva a criatividade ao fantasiar a história contada com carinho. O mundo imaginário fértil regado de fantasias é de onde saem os mais lindos sonhos a serem realizados, já que os sonhos são um dos maiores motivadores da vida. Como é bom poder almejar algo, enfrentar todos os desafios para conseguir realizá-lo! A vida é feita de vários e muitos sonhos, que se modificam em cada fase da nossa existência.

2. Demonstrar carinho, dando-lhe abraços, beijos, dizendo que o ama.

Ou simplesmente ficar ao seu lado, sem dizer nada, mas passando-lhe a mensagem de que está ali por perto para o que der e vier. Com esses pequenos atos gratuitos, não se desenvolverá nele o sentimento de rejeição.

3. Fazer passeios, mesmo que poucas vezes e em curto espaço de tempo.

Pois o que importa é a intensidade do sentimento de entusiasmo, dando a seu filho a oportunidade de ver que a vida é prazerosa e que vale a pena ser vivida.

4. Dar colo nos momentos de tristeza.

Assim seu filho se sentirá seguro, com a certeza de ter alguém com quem possa contar e de que não está sozinho no mundo.

5. Trabalhar, dando-lhe o exemplo de responsabilidade.

Com todos os atributos de carinho, responsabilidade, atenção, dedicação, proteção, os filhos admirarão os pais com os quais a vida lhes presenteou, e isso fará transbordar em seu coração o sentimento de paz advindo da missão cumprida da maternidade e da paternidade.

Com essa bagagem, eles aprenderão a encontrar a felicidade nas pequenas coisas, bem como a serem felizes com tudo o que têm e não com tudo o que querem.

Verão que felicidade é parte constante da vida, em qualquer tempo ou lugar, e não dependerão de coisas extraordinárias, e sim de si mesmos.

Também não se sentirão frustrados e, se se sentirem angustiados nalgum momento, terão a certeza de que isso será temporário e que a vida segue, superando todos os desafios, pois sua base foi bem construída, uma vez que receberam todos os valores até os sete anos, durante a formação de sua personalidade, e esse essencial se constituirá no alicerce para o pleno desenvolvimento de sua vida.

Idelma da Costa

Idelma da Costa, Bacharel em Direito, Pós Graduada em Direito Processual, Gerente Judicial (TJMG), escritora dos livros Apagão, o passo para a superação e O mundo não gira, capota. Tem sido classificada em concursos literários a nível nacional e internacional com suas poesias e contos. Participou como autora convidada do FliAraxá 2018 e 2019 e da Flid 2018.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago