Nada substitui o carinho, o colo e a atenção dos pais!

Idelma da Costa

Nada substitui o carinho, colo e atenção dos pais

A vida é feita de escolhas, e estas se refletem diretamente ou indiretamente nas pessoas que nos rodeiam e que nós amamos.

Um dos maiores vilões da atualidade é a escassez de tempo. A partir do momento em que optamos por ser pais, mister se faz a boa utilização do tempo a nosso favor.

Se o tempo for pouco para cuidar dos filhos em virtude do excesso de responsabilidades, então mister se faz tirar a capa da culpa e se conscientizar de que é normal e que grande parte das pessoas vivem essa situação desconfortável no dia a dia. O que não se pode é não dar atenção aos filhos, deixando-os à mercê de babás, avós e ajudantes.

Se você optou pela maternidade e paternidade, lembre-se de que nada substitui o carinho, colo e atenção dos pais.

O mais importante é se fazer presente, usando a criatividade e assim usufruir de momentos que ficarão marcados para sempre na vida do seu filho, tais como:

1. Ler um livro à noite, antes de ele dormir, fazendo-o de forma aconchegante.

Isso fará com que seu filho desenvolva a criatividade ao fantasiar a história contada com carinho. O mundo imaginário fértil regado de fantasias é de onde saem os mais lindos sonhos a serem realizados, já que os sonhos são um dos maiores motivadores da vida. Como é bom poder almejar algo, enfrentar todos os desafios para conseguir realizá-lo! A vida é feita de vários e muitos sonhos, que se modificam em cada fase da nossa existência.

2. Demonstrar carinho, dando-lhe abraços, beijos, dizendo que o ama.

Ou simplesmente ficar ao seu lado, sem dizer nada, mas passando-lhe a mensagem de que está ali por perto para o que der e vier. Com esses pequenos atos gratuitos, não se desenvolverá nele o sentimento de rejeição.

3. Fazer passeios, mesmo que poucas vezes e em curto espaço de tempo.

Pois o que importa é a intensidade do sentimento de entusiasmo, dando a seu filho a oportunidade de ver que a vida é prazerosa e que vale a pena ser vivida.

4. Dar colo nos momentos de tristeza.

Assim seu filho se sentirá seguro, com a certeza de ter alguém com quem possa contar e de que não está sozinho no mundo.

5. Trabalhar, dando-lhe o exemplo de responsabilidade.

Com todos os atributos de carinho, responsabilidade, atenção, dedicação, proteção, os filhos admirarão os pais com os quais a vida lhes presenteou, e isso fará transbordar em seu coração o sentimento de paz advindo da missão cumprida da maternidade e da paternidade.

Com essa bagagem, eles aprenderão a encontrar a felicidade nas pequenas coisas, bem como a serem felizes com tudo o que têm e não com tudo o que querem.

Verão que felicidade é parte constante da vida, em qualquer tempo ou lugar, e não dependerão de coisas extraordinárias, e sim de si mesmos.

Também não se sentirão frustrados e, se se sentirem angustiados nalgum momento, terão a certeza de que isso será temporário e que a vida segue, superando todos os desafios, pois sua base foi bem construída, uma vez que receberam todos os valores até os sete anos, durante a formação de sua personalidade, e esse essencial se constituirá no alicerce para o pleno desenvolvimento de sua vida.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Idelma da Costa
Idelma da Costa, Bacharel em Direito, Pós Graduada em Direito Processual, Gerente Judicial (TJMG), escritora dos livros Apagão, o passo para a superação e O mundo não gira, capota. Tem sido classificada em concursos literários a nível nacional e internacional com suas poesias e contos. Participou como autora convidada do FliAraxá 2018 e 2019 e da Flid 2018.