Na maioria das vezes será você quem terá que se ajudar nos momentos mais difíceis.

Quem escolhe se vitimizar e paralisar diante de um desafio acaba perdendo a oportunidade de descobrir o quanto é forte e poderoso, pois se recusa a se ajudar.

Só enfrentando as dificuldades de frente conseguimos descobrir a nossa capacidade de superação.

A tristeza, o medo, a raiva, a alegria e o nojo, sempre estarão presentes no nosso dia a dia, porém, algumas pessoas, se demoram mais do que outras em cada emoção.

Umas ficam tristes por muito tempo, outras alimentam uma raiva constante, tantas estão, nesse exato momento, sentindo medo de quase tudo e muitas vivem enojadas, como se a vida só oferecesse a elas motivos para reclamar.

Alimentar as emoções negativamente é um dos maiores motivos de sofrimento para os seres humanos.

Entendo que a alegria, dentre todas as emoções, é aquela que deve ser usada como um trampolim para que a gente não caia na besteira de permanecer em uma emoção negativa por mais tempo.

No entanto, a necessidade de se manter alegre constantemente, também é prejudicial. Devemos usar a alegria para fluir de uma emoção para a outra, porque todas elas são necessárias para que a gente possa aprender lições valiosas durante o dia.

Para que você se torne inteligente emocionalmente, você precisa sentir todas as emoções em um único dia porque as coisas não vão parar de acontecer só porque você quer.

Uma notícia triste poderá chegar a qualquer momento e você precisará olhar para essa emoção e retirar dela a lição que ela trouxer. Outra situação poderá surgir que te deixará com raiva e você terá que lidar com essa raiva por um momento. Pode ser que, durante o dia, algum fato te cause medo e será importante escutar o que o medo quer te ensinar.

Mas logo depois de observar a emoção, devemos buscar algo que desperte a alegria para sair de um estado angustiante e ir para um outro melhor.

Porém, a alegria também não deve permanecer, porque quem deseja manter a alegria, perde a capacidade de sentir compaixão pelos outros e também por si mesma (o). Quem só quer ficar alegre, busca prazeres imediatos e permite que o ego comande a sua vida. Para não perder a alegria, abafa a empatia e negligencia as dores dos outros e as próprias.

É preciso aprender a fluir por elas levemente para se acolher e a se ajudar nos momentos mais difíceis porque, na maioria das vezes, será você quem vai precisar se dar aquilo que você precisa para superar os dias mais difíceis.

Mas se não estiver conseguindo sozinha (o), é melhor pedir ajuda para um profissional, para alguém realmente pode te ajudar a lidar com as suas emoções. Se esse é o seu caso, me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Rendy Novantino na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.