Psicologia

Máscaras emocionais. O que são elas?

Personas são máscaras que usamos para não mostrar quem verdadeiramente somos. Essas máscaras servem basicamente para nossa segurança e proteção.

As máscaras que conhecemos servem para segurança, ou seja, percebemos isso ao ver alguns profissionais da área de saúde usando como: médicos, enfermeiros, cirurgiões, dentistas, etc., na área da construção, os serralheiros, soldadores, pintores, etc., esses usam as máscaras para evitar difundir doenças, acidentes, etc…
 
Há máscaras como proteção, ou seja, não deixar a verdadeira identidade à mostra e, são usadas por profissionais que roubam, ladrões, assaltantes, raptores, sequestradores, etc.
 
O que são as máscaras emocionais?
 
Quando falamos de Personas/Máscaras emocionais, são na realidade distorções de personalidade que aprendemos em nossas vidas para garantir nossa segurança e proteção. Chamamos isso de “dupla personalidade”, ou seja, são máscaras que temos que construir para sobreviver o revés da vida.
 
Quando somos crianças estamos livres e naturalmente alegres. Não existe nas crianças o que chamamos de “culpa” ou consciência. Porém com o convívio entre adultos (familiares – pai, mãe, irmão, tios, tias, amigos, etc), as crianças são expostas a situações e emoções que lhe causarão sofrimento. Quando a criança vê que as pessoas não aceitam elas como são, procurarão reduzir a dor da não aceitação, a criança então resigna-se e acaba por criar uma personalidade (persona/máscara). Ela faz isso para poder sobreviver, para ser o que os outros querem que ela seja. Aí a criança passa a usar uma máscara de personalidade para proteger sua real identidade.
 
E, quando crescemos continuamos a utilizar desse mecanismo (máscaras/personas) para tentar sobreviver ante as situações da vida como: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça. Toda vez, que acontece uma situação que não nos deixa satisfeitos utilizamos as máscaras/personas que aprendemos em nossa infância.
 
Isso é algo comum e todos os seres humanos fazem de forma inconsciente, ou seja, são reações para as ações da vida. A questão é quando essas máscaras/personas tomam conta de nossas vidas e, em algumas pessoas isso acontece, a isso chamamos de distúrbios da personalidade.
 
Sabemos que somos assim pois todas as vezes que temos nossas situações desagradáveis e as nossas expectativas frustadas ou não realizadas, entramos em uma espécie de sofrimento emocional que nos leva a usar as máscaras/personas.


 
Vejamos um exemplo: Se você marca com alguém um encontro ou que tal hora a pessoa ficou de ligar e não ligou ou não apareceu. A emoção que aparecerá com certeza será uma dessas que citamos acima e, quando sentimos essa emoção nos remeteremos às máscaras/personas que aprendemos quando criança e, essas serão nossa proteção. E, nos trará uma forma de prazer, retirando de nós o desprazer que sentimos com a pessoa que não ligou ou não veio. Fazemos isso a vida toda, às vezes, todo o tempo, o tempo todo.
 
Abaixo vou descrever/copiar o que é comum quando falamos de máscaras/persona emocionais em psicanálise

As máscaras mais comuns

Homem de Ferro – ( a máscara da Rejeição)

Garoto rejeitado pelos pais, passa a vida na tentativa de impressioná-los, de solicitar algum tipo de aprovação paterna. Desenvolve uma ansiedade terrível em seus relacionamentos. Se torna solitário, vive trancado em um laboratório para tentar fugir da rejeição, porém a ostra emocional que deveria protegê-lo, na realidade, o isolava. Ao invés de manter a dor do lado de fora, ela mantinha a dor confinada do lado dentro. Transforma-se em um alcoólatra.

.

Homem Aranha – ( a máscara do Abandono)

Órfão quando pequeno, garoto vai morar junto com seus tios. Devido ao abandono, o menino cresceu e se tornou um adolescente tímido, mas extremamente inteligente. É desajeitado com as garotas e não tem muitos amigos. Com baixa autoestima sempre procura por trabalhos que irão reprimi-lo. Seu chefe está sempre o oprimindo e explorando. Vê seu tio ser morto e se sente culpado pela morte de seu tio. Por causa da culpa não consegue estabelecer relacionamentos reais e verdadeiros. Decide viver sozinho, alimentando sua solidão e aumentando o vazio do abandono em seu coração.

Zorro – ( a máscara da Humilhação)

Regressando da Europa após longo período de educação, o jovem Diego chega à Califórnia. Com seus atuais gestos de cavalheirismo aprendidos com os franceses ele é humilhado pelos amigos de seu pai, pelos empregados da fazenda e até mesmo pelo próprio pai. Com isto, aproveita para incorporar o papel de uma pessoa indefesa e covarde com o propósito de defender os “fracos e oprimidos” contra a opressão dos espanhóis colonizadores e de seu exército; Sem o disfarce, ele simula ser um homem que se acovarda diante de situações de perigo. Passa a viver duas personalidades, um fraco como pessoa e um forte com sua máscara.

Batman – (a máscara da Injustiça)

Garoto sofre um trauma na infância quando em um assalto vê seus pais sendo assassinados; passa a viver com medos, entocado em sua mansão e paparicado pelo mordomo, o garoto passa a odiar todo e qualquer ato de injustiça; Passa a se sentir justiceiro, querendo fazer justiça com as próprias mãos; com esse senso de justiça ele passa a ter sentimentos de querer controlar a vida dos outros (ser Deus); Por causa disso se isola da sociedade para não se relacionar com ninguém para não deixar de fazer a justiça; é melhor não ser amigo quando se julga e tem que eliminar de seu convívio. Vive solitário e infeliz.

Darkman –  ( a máscara da Traição)

Um cientista tem seu laboratório destruído com uma explosão ocasionada por uma gangue interessada em seus inventos. Traído, injustiçado, ferido e entregue a morte, esse homem se refugia nos esgotos da cidade, convive com ratos, se enrola em trapos para não ver seu rosto desfigurado pela queimadura e vive alimentando todo e qualquer sentimento de vingança, justiça e punição. Vive isolado, amargo em seus sentimentos, e não consegue dar vazão ao sentimento de amor que nutria pela sua namorada. Se esconde atrás de sua máscara para poder vê-la de longe e tentar apreciar sua beleza. Sofre com a solidão mas se alimenta do ódio.

Todos os personagens, heróis de histórias em quadrinhos, personagens fictícios, foram criados por pessoas que tinham praticamente a mesma identidade. Percebemos que:

Todos para se sentirem fortes e corajosos precisavam usar sua máscara;
Todos com seus disfarces se escondiam de seus problemas emocionais e não queriam mexer nisso para serem curados;
Os mascarados são pessoas infelizes, sozinhas, solitárias e tristes;
AS MÁSCARAS NÃO NOS DEIXAM MOSTRAR QUEM SOMOS DE FATO;
AS MÁSCARAS NÃO NOS PERMITEM SER FELIZES;
AS MÁSCARAS NÃO NOS PERMITEM ACHEGAR A DEUS.
 
Não existe uma poção mágica para que saiamos do aprisionamento dessas máscaras/persona, até porque muitas delas nos fazem bem – até certo ponto – e, como recebemos elas desde crianças teremos que aprender a conviver com elas durante nossas vidas.
 
Nenhuma cura emocional acontece da noite para o dia, pois nenhuma dor e máscara/persona aparece de repente, por isso, devemos desenvolver o processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento pessoal e emocional.
 
Claro, muitas vezes precisaremos de ajuda para nos entender e continuar esse processo, pois são passos difíceis e que representarão mudanças na vida.
 
Para estudar e entender as máscaras/personas e como elas agem em nós é preciso tempo, determinação e desejo de mudança.
 
Minha expectativa é que você ao ler esse artigo, sinta-se motivado a buscar o autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago