Autores

Maria Madalena era confidente e discípula de Jesus, e foi a primeira feminista que se tem notícia na história

A CARISMÁTICA MARIA MADALENA

O filme Maria Madalena, dirigido por Garth Davis, é uma obra para refletir sobre os preconceitos criados no entorno dessa personagem na história bíblica. Não existe argumento teológico para defini-la como a prostituta agoniada, que clamou o perdão de Jesus, pois é fabulosa qualquer citação de que ela tenha sido uma meretriz.

No contexto em que vivia Maria Madalena, as mulheres eram propriedades dos maridos. Elas estavam proibidas de tudo e submetidas a todos os tipos de punições e até a pena de morte. E nos séculos seguintes, grupos cristãos reduziram a participação feminina, seguindo a lógica patriarcal dos romanos.

Também foi criado um boato pelo polêmico Papa Gregório, que fantasiava Maria Madalena, como uma mulher possuída pelos demônios, e por ela ser uma concubina que abandonou “os bons costumes” para seguir um profeta, que vivia cercado por homens.

Hoje para mistificar ainda mais a biografia dessa jovem mulher, o escritor Dan Brown usou os textos apócrifos, que não têm validade historiográfica, para retratar Maria Madalena como errática, trazendo insinuações capciosas da relação de Madalena com o Nazareno.

Entretanto, Jesus – revolucionou o tratamento oferecido às mulheres, – uma vez que tinha entre os seus seguidores várias mulheres, e as mais conhecidas eram Maria de Nazaré e Maria Madalena. Por esse motivo, Madalena foi perseguida e vista pelos judeus como traidora e messalina.

O seu sobrenome dá uma dica de onde ela veio. Madalena significa de “Magdala”, uma vila de pescadores que ficava a 10 quilômetros de Cafarnaum, cidade que Jesus fixou residência, situada na margem norte do mar da Galileia, próxima de Betsaida e Corozaim.

Em busca de um novo modo de viver, que contestava as pressões da sociedade, da família e da misoginia de alguns apóstolos, Maria Madalena junta-se a Jesus em sua peregrinação. O carisma de Madalena, era inato, conseguia encantar através da sua forma de ser e agir.

Ela tinha uma amizade com Jesus, consistida de cuidado. Naquele tempo e hoje reina a visão machista de que é inadmissível – a amizade entres homens e mulheres, – mas existe sim, e está baseada no sentimento de lealdade e respeito.

É por isso, que Maria Madalena acompanhou o seu amigo no calvário, onde ouviu os seus últimos suplícios. Ela levou bálsamo para preparar o corpo de Cristo. Em outro momento Madalena estava na parte de fora do túmulo, em prantos e debruçou-se para o interior do sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco sentados no local que tinha estado o corpo de Jesus, um à dianteira e outro aos pés.

E os anjos lhe perguntaram mulher porque choras? Ela falou porque levaram o meu mestre e não sei onde o puseram. Então, ela voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não o reconheceu. E Jesus disse-lhe: Mulher, porque choras? Quem procuras?

Portanto, Maria Madalena era confidente e discípula de Jesus, e foi a primeira feminista que se tem notícia na história, que testemunhou a crucificação e a ressurreição de Cristo. Assim, tornou-se uma mártir e sofreu perseguição por se recusar a renunciar a sua fé.

Em 2016, o nosso Papa Francisco confirmou a história dessa mulher, reconhecendo Maria Madalena como apóstola de Jesus. Atualmente ela é considerada santa pelas diversas comunidades cristãs e a festa em sua homenagem é celebrada no dia 22 de julho.

Jackson César Buonocore

Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

18 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

18 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

19 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

4 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

4 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

4 dias ago