O consumo excessivo de bebidas energéticas tem sido um tema de preocupação médica, e um recente incidente envolvendo uma jovem norte-americana reforça os riscos associados ao uso desses produtos antes da prática de exercícios físicos.
Recentemente, Jazmin Garza, uma jovem de 20 anos sofreu uma convulsão e quatro paradas cardíacas depois de ingerir metade de uma lata de energético minutos antes de iniciar seu treino na academia.
Após finalizar um exercício, o jovem começou a sentir tontura e vertigem. No entanto, ao sentar para tentar se recuperar, perdeu a consciência e sofreu uma convulsão.
“Não costumo tomar bebidas com cafeína, mas fazia tempo que não ia à academia e queria ter um bom desempenho, então tomei um pouco do energético. Nunca tinha consumido esse tipo de bebida antes”, relatou Jazmin ao Daily Mail.
Rapidamente, Isaac Ayala, namorado da vítima, ao perceber que ela não estava respirando, iniciou manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) até a chegada dos paramédicos.
No hospital, os médicos confirmaram que Jazmin sofreu quatro paradas cardíacas e chegou a ficar cinco minutos sem batimentos cardíacos. O episódio afetou seus rins, pulmões e coração, sendo necessário suporte à vida.
A jovem permaneceu duas semanas internada e precisou receber um desfibrilador implantável para monitoramento cardíaco. Contudo, os médicos não trouxeram um diagnóstico específico.
No entanto, tanto a família quanto os profissionais de saúde, suspeitam que a bebida energética, combinada a uma possível condição cardíaca desconhecida, tenha contribuído para o quadro.
“Não tenho histórico de doenças cardíacas. Os médicos ainda não sabem por que isso aconteceu. Sempre achei que minhas palpitações eram ansiedade“, afirmou a jovem.
Bebidas energéticas contêm altas concentrações de cafeína e outros estimulantes, podendo causar efeitos adversos como aumento da pressão arterial, arritmias cardíacas e convulsões.
Portanto, os especialistas alertam que o consumo desses produtos antes do treino pode sobrecarregar o sistema cardiovascular, aumentando o risco de problemas graves, especialmente para indivíduos com condições médicas não diagnosticadas.
Imagem de Capa: Jazmin Garza/Red Bull
Recentemente, a música brasileira perdeu uma de suas vozes mais promissoras. A cantora Karen Silva,…
Se você acredita que o amor verdadeiro está escrito nas estrelas, vai gostar de saber…
O mundo dos aplicativos de namoro está cada vez mais imprevisível. E se você acha…
Elon Musk, um dos empresários mais influentes da atualidade, voltou a causar polêmica — desta…
Recentemente, a Amazon Prime Video adicionou um novo longa-metragem ao seu catálogo que já está…
Antigamente, ser solteiro era visto como algo temporário — quase como uma fase da vida.…