Insanidade é fazer a mesma coisa todos os dias e esperar resultados diferentes!

Resiliência Humana

Insanidade é fazer a mesma coisa todos os dias e esperar resultados diferentes!

Há uma frase muito famosa que circula na internet – muitas vezes atribuída ao físico Albert Einstein, mas que de fato não tem autoria conhecida – que diz:

“A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”.

Sem dúvida é uma citação clichê, mas que não deixa de conter um ensinamento precioso sobre como o ser humano funciona no mundo. Dessa forma, quando estiver fazendo planos para 2020, pense que para não ser mais um tripulante da “nau dos loucos” de nossa civilização é preciso realmente mudar hábitos, atitudes e pensamentos. Apenas assim suas frustrações não se repetirão e sua vida pessoal e profissional será mais efetiva e feliz.

O terapeuta transpessoal, com especialização em constelação familiar, Robson Hamuche, acredita nisso e desenvolve desde 2014 um trabalho nas redes sociais com o intuito de incentivar as pessoas a modificarem suas atitudes mentais e alcançarem o desenvolvimento em todas as esferas da vida.

O idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, também realiza essa atividade motivacional por meio do seu livro, recém-lançado, “Um compromisso por dia – Pequenas ações diárias que podem mudar a sua vida”. A obra, publicada pela Editora Gente, tem co-autoria do também terapeuta transpessoal, Tadashi Kadomoto.

 

Na iminência do desfecho do ano, certamente vocês fizeram um balanço do período que passou, analisando os aspectos positivos e negativos da trajetória. Alguns concluíram que o ciclo foi bom, outras avaliaram como frustrante. Ambas, no entanto, projetaram mudanças para 2020, pois sempre há o que aprimorar. A preocupação de muitos será a mesma, a básica, a que persegue o ser humano há tempos: encontrar maneiras de ser mais feliz, cuidar mais de si e aprender a se valorizar.

Nesse ponto, há que se ter em mente que as principais transformações na vida ocorrem quando as pessoas se atentam aos detalhes do dia a dia, hábitos, ações cotidianas, tomadas inconscientemente e que são as responsáveis pelos resultados serem sempre os mesmos.

Para ter resultados diferentes é preciso fazer diferente

São esses detalhes que o leitor de “Um compromisso por dia” é levado a ponderar. A obra é de fato um caderno de exercícios, com reflexões sugestões, exortações, que desejam provocar a mudança de atitude do leitor perante à vida, através do autoconhecimento. São ao todo 365 – uma para cada dia do ano.

Por exemplo, ciente de que um dos grandes problemas da vida é o excesso de estímulos, que facilitam a comunicação mas geram ansiedade, angústia e insegurança, o livro fornece exercícios que promovem o desligamento do ambiente externo e a conexão com o mundo interior.

Uma das recomendações de Hamuche nesse sentido é que a pessoa estipule um intervalo de horas do dia para se desconectar das redes sociais, empregando o tempo para estar presente, dedicando-se a si mesmo e aos outros. Em outra atividade, o autor recomenda que o leitor pare cinco minutos, sente-se em um local tranquilo, feche os olhos e respire lentamente.

“Procure acalmar sua energia e se conectar com sua essência”, diz.

Cuidar mais do corpo e da mente também é uma das demandas das pessoas sempre que um novo ano começa. Para ajudar a realização desta meta, uma das tarefas do livro questiona o leitor a respeito do que o faz sentir-se saudável: atividade física, comer uma fruta, ficar em contato com a natureza? “Coloque esse momento em sua vida hoje”,
aconselha.

Marcar um check-up também é recomendado. No que se refere a adquirir mais conhecimento o leitor é aconselhado a iniciar a leitura de um novo livro.

“Procure um tema que faça sentido para você e amplie a sua visão de mundo”, aponta.

Grande frustração da maioria das pessoas é não conseguir gerenciar de maneira eficaz as diversas atividades do dia a dia, quando se trabalha e ainda é necessário cuidar da casa e dos filhos. Um dos exercícios indicados pelo livro de Hamuche é planejar e dividir bem os afazeres.

“Faça uma coisa de cada vez. Empenhe-se para ser multitarefa e você conseguirá desenvolver suas tarefas com mais qualidade e, por consequência, economia de tempo”, enfatiza.

Se não for possível, recomenda-se a prática do desapego e a descentralização.

“No trabalho, por exemplo, comece a delegar as tarefas, abrindo espaço para novidades”, aconselha no livro.

No momento de cobrar seus liderados é preciso tomar cuidado com os excessos que muitas vezes minam o relacionamento profissional, com consequências negativas no resultado de um projeto.

“Fique atento às críticas. Quando estiver criticando mentalmente outra pessoa, faça o exercício de transformar aquele pensamento em um desejo de luz”, diz.

Nessa perspectiva, é muito importante cultivar a paciência, evitando despender energia para apressar o processo.

“Tenha em mente que coisas boas levam tempo para estarem no ponto”, alerta uma das atividades do livro.

Os resultados virão de acordo com as atitudes que tomamos

Não se deve esquecer que para as mudanças serem levadas efetivamente a cabo é necessário o estabelecimento claro de metas e um planejamento que ajude a concretizá-las.

O empresário, especialista em produtividade, escritor best-seller, Christian Barbosa, em seu livro “A Tríade do Tempo”, destaca que para o real cumprimento das metas é importante, entre outros fatores, que elas sejam escritas e possíveis. Conforme ele, enquanto não forem colocadas em um papel serão apenas um sonho e se forem impossíveis, serão somente perda de tempo.

O livro idealizado por Hamuche auxilia também nisso.

Em um dos exercícios pede para que o leitor liste cinco metas já cumpridas e que tornaram a vida melhor, com o intuito de empoderá-lo.

Em outro, indaga quais sonhos a pessoa têm e que ainda não foram realizados e encoraja a criar um plano de atitudes para que se tornem realidade.

Está precisando de um empurrãozinho para a vida ficar melhor? Esse livro pode auxiliar e muito para que você possa assumir uma nova atitude frente a vida. ADQUIRA O SEU LIVRO AQUI

__DA REDAÇÃO RH

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia