Içami Tiba: “Se um filho ofende a mãe, esta não deveria atendê-lo.”

Içami Tiba foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar, e palestrante brasileiro. Ele faleceu em 2015, mas as suas palavras e escritos o eternizaram.

Dentre as muitas reflexões que o médico escreveu, existe uma que nos faz olhar com mais atenção as questões familiares, ela está no seu livro “Educação familiar – presente e futuro” e fala sobre o filho que ofende a mãe e como os pais devem proceder nesses casos.

“Se um filho ofende a mãe, esta não deveria atendê-lo. Se a mãe engole seco e procura atendê-lo, está reforçando a má educação. Se a mãe, sem ficar brava, disser claramente: ‘Se você me trata mal, eu saio de perto de você’ (e se afasta), o filho vai aprender que, se tratar mal as pessoas, elas se afastarão”.

Essa é uma lição que todas as mães deveriam passar aos filhos, porém, o que acontece, com muita frequência, é a mãe querer cessar as birras dos filhos com “mimos” ou mesmo “com tecnologia.

É fato que a paternidade não vem com maunal de instruções, mas existem milhares de professores, como Tiba, que deixaram suas lições para que, justamente, não venhamos a cometer erros que serão decisivos para o desenvolvimento dos nossos filhos.

Um filho que trata mal a mãe, tratará mal os outros também e, achará que o seu comportamento é normal, e a mãe não o repreender prontamente.

Precisamos passar aos nossos filhos os valores das nossas familias e os orientar no caminho da boa conduta e dos bons costumes, não de maneira rígida ou enérgica, mas sim, com amorosidade e assertividade.

Colocar limites nas atitudes de um filho em relação a nós é ensiná-lo a viver em sociedade. Essas lições serão entendidas quanto mais insistirmos no que é aceitável e no que não é. Caso os deixemos agir de maneira inadequada na nossa frente, eles perpetuarão esse tipo de comportamento na vida adulta.

*DA REDAÇÃO RH.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia